Brasil

Antecipação de renovação da concessão da Light deve ser endereçada em consulta pública, diz Aneel

RIO DE JANEIRO (Reuters) – O discussão sobre a antecipação da renovação da concessão da distribuidora Light deve ocorrer no âmbito das consultas públicas sobre a renovação das concessionárias do segmento, disse o diretor-geral da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Sandoval Feitosa, nesta quarta-feira.

A Light demandou neste mês à autarquia a antecipação da renovação de sua concessão que vence em 2026, em meio a dificuldades financeiras.

“Acredito que no âmbito da consulta pública que está sendo preparada no Ministério de Minas e Energia pode ser que essa questão da Light possa ser endereçada… uma vez que a empresa pediu a renovação e a consulta pública sendo aberta, ela deverá incluir essas discussões”, disse ele, durante evento no Rio de Janeiro.

A holding Light, que controla a distribuidora que atende mais de 30 cidades do Estado do Rio, em área com mais de 4 milhões de clientes, está em processo de recuperação judicial por conta de dívidas de 11 bilhões de reais.

A empresa ainda pediu ainda uma revisão extraordinária na tarifa de energia.

A Light alega que tem perdas substanciais de receita com furtos de energia especialmente em áreas dominadas por tráfico de droga e milícias.

(Por Rodrigo Viga Gaier)

To Top