Entretenimento

Obra de Gustav Klimt “Dama com Leque” vai a leilão por US$ 80 milhões

LONDRES (Reuters) – O último retrato que o artista austríaco Gustav Klimt pintou antes de morrer será leiloado na próxima semana, com um preço estimado de 80 milhões de dólares.

“Dame mit Fächer” (“Dama com Leque”) — retrato de uma mulher não identificada — ainda estava em um cavalete no estúdio de Klimt quando o pintor morreu, em fevereiro de 1918.

A pintura lidera o leilão noturno moderno e contemporâneo da Sotheby’s em 27 de junho em Londres, com uma estimativa de preço de cerca de 65 milhões de libras (80 milhões de dólares). O preço torna a obra “a mais valiosa a ser oferecida em leilão na Europa”, de acordo com a Sotheby’s.

“Ela mostra Klimt no auge de sua proeza criativa, baseando-se em imagens da Ásia pelas quais ele era obcecado”, disse à Reuters Helena Newman, presidente da Sotheby’s Europe e diretora mundial de arte impressionista e moderna, referindo-se às representações de uma fênix, uma flor de lótus, e outros elementos do quadro.

“É muito raro que uma pintura de Klimt com esta qualidade e calibre de um retrato de uma mulher vá a leilão.”

Colocada à venda pela última vez em 1994, a obra faz parte de um pequeno número de retratos de Klimt em coleções particulares, de acordo com a casa de leilões.

Outras obras de arte oferecidas à venda incluem a pintura “Night Interior” de Lucian Freud (de 8 milhões a 12 milhões de libras), um retrato de sua amiga Penelope Cuthbertson, um raro autorretrato de Leonor Fini (entre 400 mil e 600 mil libras) e uma busto de bronze pintado de Alberto Giacometti, “Buste de Diego au col roulé” (de 4 milhões a 6 milhões de libras), entre outras.

(Reportagem de Will Russell em Londres)

To Top