Entretenimento

Polícia espanhola apreende busto romano de 1.900 anos no meio de tesouros arqueológicos

MADRI (Reuters) – A polícia espanhola apreendeu nesta segunda-feira um busto de mármore romano de 1.900 anos em um conjunto de 119 objetos arqueológicos encontrados durante uma operação realizada como parte de uma investigação para desmantelar uma quadrilha de tráfico.

A polícia encontrou as obras de arte em um depósito em Baena –uma cidade perto de Córdoba, na região sul da Andaluzia– e disse que um casal foi preso por suspeita de tentar vender tesouros artísticos no mercado negro.

O busto de mármore “único e absolutamente excepcional” esculpido no primeiro terço do século 2 d.C. tem as mesmas características dos retratos das princesas imperiais da época, disse a polícia em um comunicado.

Sua “qualidade artística é semelhante (às peças) expostas em grandes museus como o Louvre ou os Museus Capitolinos de Roma”, acrescentou.

Os outros objetos apreendidos incluíam raras esculturas gregas, romanas e ibero-romanas, fragmentos arquitetônicos, cerâmicas e moedas, disse a polícia, acrescentando que foram transferidos para o Museu Arqueológico de Córdoba.

O casal enfrenta possíveis acusações de tráfico ilegal de objetos arqueológicos, contrabando e receptação de bens roubados.

A apreensão em Baena fez parte de uma investigação internacional liderada pela Espanha, batizada de Pandora 7, que garantiu a recuperação de 1.079 objetos de arte e a prisão de 19 pessoas com o apoio da agência policial europeia Europol e da Interpol.

(Por Inti Landauro)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5P0QD-BASEIMAGE

To Top