Benefícios

Novo concurso público pode ser realizado para vagas no INSS

meu aplicativo do inss celular

Novo concurso público pode ser realizado para vagas no INSS Depois de convocar quase mil aprovados no concurso para técnico do seguro social, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) quer nomear mais 250 candidatos que integram o cadastro de reserva do processo seletivo. O órgão encaminhou um pedido aos ministérios da Previdência Social e da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para aumentar a lista de nomeados. Além disso, o INSS também pediu que um novo edital seja aberto, desta vez para seleção de analistas, de nível superior. A expectativa é que 1.600 vagas sejam criadas.

As informações foram confirmadas pelo presidente-interino do INSS, Glauco Fonseca Wamburg, em entrevista ao EXTRA. Segundo ele, o contrato com a organizadora do concurso prevê a possibilidade de mais candidatos serem convocados, mas o chamamento depende de autorização do Ministério da Gestão e da Inovação. Além disso, o Instituto também encaminhou uma nota técnica à pasta para que todo o cadastro de reserva seja nomeado.

Além disso, o presidente do Instituto também afirmou que uma segunda nota técnica foi enviada aos ministérios da Previdência Social e da Gestão e da Inovação pedindo que um concurso de nível superior seja aberto no órgão, com 1.600 vagas para analistas. Wamburg argumenta que o INSS perdeu mais de 50% dos servidores nos últimos dez anos. O efetivo do órgão é, hoje, de 19.300 profissionais, já incluindo os quase mil recém-empossados.

— A gente vem perdendo servidores para a aposentadoria sem uma reposição compatível com o número dos que saem. A necessidade está evidenciada. Os caminhos administrativos necessários a que novos servidores sejam admitidos também já foram estartados pelo INSS, e a gente aguarda a análise dos órgãos que têm competência — afirma.

Médicos peritos

O presidente do INSS também afastou possíveis problemas na realização dos exames admissionais dos novos servidores. O Ministério da Previdência Social (MPS) determinou que o procedimento seja feito pelos peritos médicos do instituto, mas a medida enfrentou resistência da categoria. A Associação Nacional dos Médicos Peritos (ANMP) chegou a entrar com um pedido na Justiça para suspender a medida, o que foi negado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Segundo Wamburg, até a última sexta-feira (dia 23), 664 exames admissionais estavam agendados ou já realizados. A expectativa é que, em três meses — período de adaptação e treinamento dos novos profissionais —, cerca de quatro mil processos estejam sendo analisados por dia com a entrada dos servidores:

— Temos quase a integralidade dos exames agendados ou já feitos, faltando uma pequena minoria que talvez não tenha apresentado os documentos. Há uma expectativa de que não tenhamos nenhuma dificuldade e que dentro do prazo legal os novos mil servidores ingressem nos quadros do INSS.

To Top