Mundo

Após motim, chanceler da Rússia diz que país sempre sai mais forte das dificuldades

Por Guy Faulconbridge

MOSCOU (Reuters) – O ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, questionado sobre a estabilidade da Rússia após um motim mercenário fracassado, disse nesta sexta-feira que seu país sempre emergiu mais forte e resistente de quaisquer dificuldades.

Lavrov, que falava em entrevista coletiva, afirmou que a reação de muitas autoridades ocidentais ao motim abortado de sábado pelo chefe do grupo mercenário Wagner, Yevgeny Prigozhin – que disse que a fachada do poder russo havia rachado – mostrou indiretamente que as mesmas autoridades estavam em guerra com Moscou.

“Não temos que explicar nada nem dar garantias a ninguém. Estamos agindo com transparência, o presidente e todas as forças políticas do nosso país já se pronunciaram sobre o assunto. Se há dúvidas no Ocidente, o problema é seu”, disse Lavrov.

“A Rússia sempre emergiu mais resiliente e mais forte após quaisquer dificuldades”, acrescentou.

O principal diplomata da Rússia disse que a própria Moscou tem dúvidas sobre as habilidades de muitos políticos ocidentais.

Lavrov pediu a ampliação do Conselho de Segurança da ONU para dar mais representação aos países asiáticos, africanos e latino-americanos e quebrar o que chamou de dominação ocidental do mundo.

“A maioria do mundo não quer viver de acordo com as regras ocidentais”, disse Lavrov.

Ele reiterou a acusação de Moscou de que o Ocidente, especialmente os Estados Unidos, está tentando impedir que a Rússia e a China ajam de forma independente em um mundo multipolar.

(Reportagem da Reuters)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ5T0FD-BASEIMAGE

To Top