Tecnologia

Applied Materials busca aumentar produtividade de fábrica de chips com nova tecnologia

Por Stephen Nellis

SÃO FRANCISCO (Reuters) – A Applied Materials divulgou nesta terça-feira sua primeira grande atualização em mais de uma década para alguns de seus principais equipamentos de fabricação de semicondutores, com o objetivo de aumentar o número de chips que as fábricas podem produzir consumindo menos energia.

O novo sistema, chamado Vistara, é um hub central dentro de fábricas de chips que alimenta discos de silício chamados wafers em câmaras de vácuo seladas, onde metais e outros materiais podem ser depositados ou removidos com uma precisão de poucos átomos.

A Applied Materials anunciou o novo sistema em uma conferência de fabricação de chips em São Francisco. Os Estados Unidos estão prestes a disponibilizar dezenas de bilhões de dólares em subsídios às fábricas de chips e os parlamentares da União Europeia estão em curso de aprovar legislação semelhante.

O sistema Vistara é a primeira atualização da plataforma central de fabricação de chips da Applied desde 2010. A produção de chips avançados se tornou mais complicada desde então, por isso o novo sistema foi projetado para permitir que as fábricas misturem e combinem mais tipos de câmaras de vácuo, evitando gargalos em qualquer parte do processo e acelerando a produção.

O novo sistema também está equipado com milhares de sensores que alimentam dados em um sistema de inteligência artificial, onde as fábricas podem analisar os dados para ajustar os processos de fabricação e reduzir o consumo de eletricidade.

Segundo a Applied, o novo sistema reduz o uso de energia em cerca de 10%.

Mike Rice, vice-presidente do grupo de produtos semicondutores da Applied, afirmou que o sistema Vistara já foi enviado para mais de um fabricante de chips de memória, e que os fabricantes de chips de computação, que formam o cérebro da maioria dos dispositivos eletrônicos, também mostraram “interesse”. A Applied optou por não divulgar o nome dos clientes.

“Estamos buscando obter maior produtividade, uma pegada menor, inteligência e economia de energia para essas aplicações”, disse Rice sobre os chips de memória.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ6A0OH-BASEIMAGE

To Top