Tecnologia

TSMC prevê queda de 10% nas vendas em 2023 com fracas perspectivas globais

Por Sarah Wu e Yimou Lee

TAIPÉ (Reuters) – A fabricante de chips taiwanesa TSMC previu nesta quinta-feira uma queda de cerca de 10% nas vendas de 2023 e sinalizou investimentos no limite inferior das estimativas, já que os problemas econômicos globais prejudicam a demanda por componentes eletrônicos.

A maior fabricante de chips sob contrato do mundo disse que a alta demanda por sistemas de inteligência artificial (IA) e sua posição como a maior fabricante de chips de IA não compensaram a fraqueza mais ampla do mercado final, já que a economia global se recupera mais lentamente do que o esperado.

“O frenesi de curto prazo sobre a demanda de IA definitivamente não pode extrapolar para o longo prazo. Também não podemos prever o futuro próximo – ou seja, o próximo ano – como a demanda repentina continuará ou se estabilizará”, disse o presidente da TSMC, Mark Liu, depois que a empresa divulgou uma queda de 23% no lucro do segundo trimestre.

Dado o aumento da demanda por sistemas de IA, a TSMC disse que tem sido difícil atender às necessidades dos clientes e planeja aumentar a capacidade o mais rápido possível.

A TSMC estimou investimentos para este ano no limite inferior da previsão anterior de 32 bilhões a 36 bilhões de dólares e espera um aumento mais lento nos próximos anos, após expansões acentuadas nos últimos anos.

Sinalizando alguns meses ligeiramente melhores à frente, a TSMC espera que a receita do terceiro trimestre aumente para cerca de 16,7 bilhões a 17,5 bilhões de dólares, em comparação com os 15,68 bilhões do trimestre anterior.

No entanto, a empresa alertou que o segundo semestre do ano, quando a Apple lançou novos iPhones antes da temporada de férias no hemisfério norte, terá uma sazonalidade mais branda do que nos anos anteriores, bem como desafios de custo decorrentes de custos mais altos de eletricidade e do aumento da produção de sua tecnologia N3 mais avançada.

À medida que a TSMC intensifica sua expansão global, a empresa disse que a produção de sua primeira fábrica no Arizona, nos Estados Unidos, será adiada, pois enfrenta escassez de trabalhadores especializados.

“Embora estejamos trabalhando para melhorar a situação, incluindo o envio de técnicos experientes de Taiwan para treinar os trabalhadores qualificados locais por um curto período de tempo, esperamos que o cronograma de produção da tecnologia de processo N4 seja adiado para 2025”, disse Liu em uma reunião de resultados.

O investimento total da TSMC no projeto dos EUA é de 40 bilhões de dólares.

AJUSTE DE ESTOQUE

Para o segundo trimestre encerrado em junho, a TSMC, um importante fornecedor da Apple, relatou uma queda de 23,3% no lucro líquido, foi a primeira queda anual no lucro trimestral desde o segundo trimestre de 2019, quando caiu 7,6%.

A empresa revisou para baixo previsão de receita para 2023 para uma queda de cerca de 10%, em relação à orientação anterior de um declínio de um dígito baixo a médio.

A TSMC viu o lucro líquido de abril-junho cair para 181,8 bilhões de dólares de Taiwan (5,85 bilhões de dólares). Analistas, em média, esperavam lucro de 172,55 bilhões de dólares de Taiwan, segundo dados da Refinitiv.

“Nossos negócios no segundo trimestre foram afetados pelas condições econômicas globais, que reduziram a demanda do mercado final e levaram ao ajuste contínuo dos estoques dos clientes”, disse o diretor financeiro Wendell Huang.

“No terceiro trimestre de 2023, esperamos que nossos negócios sejam apoiados pelo forte aumento de nossas tecnologias de 3 nanômetros, parcialmente compensado pelo contínuo ajuste de estoque dos clientes.”

A TSMC, a empresa listada mais valiosa da Ásia, disse que a receita do segundo trimestre caiu 13,7% em relação ao ano anterior, para 15,68 bilhões de dólares, em linha com a previsão anterior da empresa.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ6J0XN-BASEIMAGE

To Top