Agro

Lucro da ADM supera estimativas com grande colheita no Brasil e forte demanda

Por Karl Plume

CHICAGO (Reuters) – A Archer-Daniels-Midland superou as expectativas de Wall Street ao divulgar seu lucro do segundo trimestre nesta terça-feira, conforme a trading e processadora de grãos se beneficiou da safra recorde de soja do Brasil e de uma demanda global robusta por grãos e oleaginosas.

Os resultados, no entanto, ficaram abaixo do recorde da ADM registrado no segundo trimestre do ano passado, devido a dificuldades com margens mais baixas no processamento de oleaginosas e à redução das exportações de safras norte-americanas.

A ADM registrou lucro ajustado de 1,89 dólar por ação nos três meses encerrados em 30 de junho, em comparação com a estimativa média dos analistas de 1,60 dólar por ação, segundo dados da Refinitiv.

A companhia, que anteriormente previa lucro para o ano de 2023 de 6 a 7 dólares por ação, disse que elevaria sua projeção de lucro, mas não forneceu detalhes.

A ADM e seus pares do agronegócio, como Bunge, Cargill e Louis Dreyfus, capitalizaram a forte demanda por alimentos, rações e biocombustíveis, enquanto interrupções na cadeia global de suprimentos de alimentos, como menores embarques de grãos da Ucrânia, elevaram os preços.

Mas a alta dos preços das matérias-primas e a oferta de safras mais apertada reduziram as margens das tradings globais de grãos.

A ADM apresentou resultados mais baixos na comparação anual em seus três maiores segmentos de negócios.

A redução das margens de esmagamento de oleaginosas e as exportações historicamente fracas de milho e soja dos EUA pesaram sobre os resultados do segmento de serviços agrícolas e oleaginosas da ADM, o maior em receita e volume.

A unidade de Soluções de Carboidratos da ADM aproveitou a forte demanda por adoçantes e amidos, embora os resultados tenham sido prejudicados por margens de etanol mais fracas.

Os resultados no segmento de nutrição da empresa tiveram dificuldades no que a ADM chamou de “ambiente de demanda desafiador”.

(Reportagem adicional de Arunima Kumar em Bangalore)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ6O0FK-BASEIMAGE

To Top