Últimas Notícias

Dias antes de acidente de avião, fazendeiro se filmou deixando filho de 11 anos pilotar enquanto bebia

Um vídeo que circula nas redes sociais gravado dias antes do acidente mostra o fazendeiro Garon Maia Filho orientando o filho de 11 anos, Francisco Veronezi Maia, a pilotar uma aeronave enquanto ele bebia cerveja. O avião bimotor caiu neste sábado nas proximidades da cidade de Vilhena, em Rondônia, a poucos quilômetros do Mato Grosso. Pai e filho morreram na tragédia.

Nas imagens, que foram registradas num voo anterior ao do acidente, é possível ver que a criança usava chinelos. O vídeo foi publicado nas redes sociais de Garon, dias antes da queda.

Piloto que apareceu bêbado para conduzir avião com 267 pessoas a bordo terá que pagar multa

“Vamos lá, seiscentos cavalos, pode empurrar. Seiscentão, Kikão, vai. Nossa Senhora. Não, mão na manete, mão na manete. Fica aí, olha a velocidade. Pode rodar. Roda, roda”, diz Garon ao filho, durante a decolagem. “Kikão, é sozinho mesmo, rapaz”, celebra ele, na sequência.

Sobrinha de piloto desaparecido após avião sumir na Serra do Mar nasce no Paraná: ‘Momentos muito difíceis para nossa família’

O pai pergunta ao filho se está tudo certo, e o menino responde que sim. “Meu piloto, boa”, elogia o pai, que depois filma a si mesmo dando goles numa garrafa de cerveja, já consumida pela metade e com outra entre as pernas. “Passageiro pode consumir uma né, Kiko?”, ressalta Garon, no vídeo.

Amigos do pecuarista dizem que ele estava pilotando a aeronave. A Força Aérea Brasileira (FAB) vai investigar o acidente.

Em nota, o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) afirmou que investigadores do Sétimo Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (SERIPA VII), localizado em Manaus (AM), foram acionados para realizar a ação inicial da ocorrência. A equipe passou a coletar dados, preservar indícios e verificar danos causados ao bimotor e à região para subsidiar a apuração.

No domingo, depois do desaparecimento do avião, o Quarto Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo acionou um grupo de busca e salvamento da FAB, que tem sede em Campo Grande (MS). A equipe sobrevoou por três horas o local onde foi emitido o último sinal pela aeronave que desapareceu dos radares.

Segundo fontes do portal Rondônia Ao Vivo, o avião tinha como destino a Fazenda Jaqueline, que fica no Estado de Mato Grosso, mas a poucos quilômetros de Vilhena. O tempo de voo estimado até o destino era de 15 minutos, mas o bimotor sumiu dos radares cinco minutos após a decolagem. Os destroços da aeronave foram encontrados no domingo Os corpos foram liberados pelo Instituto de Medicina Legal (IML) no mesmo dia e levados para Campo Grande (MS), onde serão sepultados.

Quem é o fazendeiro?

Garonzinho, como é conhecido, é considerado um piloto experiente. O empresário é neto do pecuarista Garon Maia. O avô, cujo nome de batismo era Braulino Basílio Maia Filho, foi um pecuarista pioneiro e reconhecido nacionalmente, que morreu em 2019, aos 93 anos.

To Top