Economia

Chefe do Fed de Chicago diz estar “meio que otimista” sobre inflação

Por Ann Saphir

(Reuters) – O banco central dos Estados Unidos está a caminho de reduzir a inflação sem desencadear uma grande recessão, afirmou o presidente do Federal Reserve de Chicago, Austan Goolsbee, nesta terça-feira, mas se será capaz de fazer isso sem outro aumento da taxa de juros dependerá dos dados.

“Estou meio que otimista… minha previsão é que conseguiremos fazer isso, que andaremos na linha tênue do caminho para reduzir a inflação, não imediatamente, mas em um ritmo razoável, sem uma grande, uma alta enorme, no desemprego”, disse Goolsbee à Reuters nesta terça-feira.

“Espero que continuemos a ver melhorias em relação à inflação. Acho que esse é o principal impulsionador de nosso pensamento e tomada de decisões saindo da última reunião, mas também indo para a próxima.”

Na semana passada, Goolsbee juntou-se a outras autoridades do Fed em uma decisão unânime de elevar a taxa básica de juros em 0,25 ponto percentual, para uma faixa-alvo de 5,25% a 5,50%, depois de pular um aumento na reunião anterior pela primeira vez desde que o banco central iniciou sua campanha de incrementos de juros em março de 2022.

Em junho, os formuladores de política monetária do Fed sinalizaram que esperam precisar subir ainda mais os custos de empréstimos, para acima de 5,5%, antes do final do ano. Nesta terça-feira, Goolsbee disse que sua própria decisão na próxima reunião do Fed em setembro será determinada pelo que acontecer com os preços.

A inflação pelo indicador preferencial do Fed, o índice PCE, caiu mais da metade desde o pico atingido no último verão norte-americano para 3% no mês mais recente, embora Goolsbee tenha dito que precisa ver um progresso “sustentado e constante” em direção à meta de 2% do Fed.

O progresso não teve um custo muito óbvio para o mercado de trabalho: a taxa de desemprego nos EUA está atualmente na mesma mínima de 3,6% de quando o Fed começou a aumentar a taxa de juros em março de 2022.

Essas métricas sugerem, disse Goolsbee, que o Fed está no “caminho de ouro” da desinflação sem recessão. “Até agora tudo bem. É uma linha apertada para andar”, disse ele.

Mas, acrescentou, não vê uma conexão estreita entre o aperto do mercado de trabalho e a inflação — ou seja, ele acredita que a inflação pode diminuir mesmo que o mercado de trabalho permaneça saudável.

E a inflação de bens — para Goolsbee, o principal impulsionador dos preços gerais — está em queda e, de fato, por uma ampla medida de preços online, reentrou em sua tendência deflacionária pré-pandêmica, disse ele.

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ701R5-BASEIMAGE

To Top