Internacional

Forças israelenses matam atirador palestino que feriu 6

JERUSALÉM (Reuters) – Autoridades de Saúde disseram que um palestino morreu nesta terça-feira, após realizar um ataque a tiros que feriu seis israelenses do lado de fora de um shopping no assentamento de Ma’ ale Adumim, na Cisjordânia ocupada.

Serviços de emergência israelenses afirmaram que dois cidadãos de Israel estão em estado grave e que uma das vítimas tem apenas 14 anos.

“Entramos no restaurante, onde vi uma vítima deitada e totalmente consciente com ferimentos de bala na parte de cima do corpo”, afirmou o paramédico israelense Oren Brill.

“Fizemos o tratamento emergencial e rapidamente o levamos para o hospital em estado grave. Após uma avaliação inicial na sala de traumas, ele foi transferido para o centro cirúrgico.”

Vídeos publicados nas redes sociais e que não puderam ser verificados de forma independente pela Reuters mostram o atirador no chão, vestindo um colete amarelo e com sangue ao lado de seu corpo na calçada.

A organização militante Hamas, que governa a Faixa de Gaza, afirmou que o ataque era uma resposta a autoridades israelenses que subiram no Monte do Templo, em Jerusalém, na semana passada. O status do local, conhecido pelos islâmicos como Esplanada das Mesquitas, é um ponto de tensão entre palestinos e israelenses.

A emissora de TV israelense Channel 12 afirmou que o atirador foi morto por um policial à paisana.

Houve clara piora na situação da violência na Cisjordânia nos últimos 15 meses, com ataques palestinos nas ruas e de colonos judeus contra vilarejos da população palestina.

Em outro incidente nesta terça, um adolescente palestino foi morto pelas forças de segurança israelenses na região, confirmaram autoridades de Saúde da Palestina, após o que os militares de Israel classificaram como um ataque com faca.

(Reportagem de Emily Rose e Nidal Al-Mughrabi)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ701UC-BASEIMAGE

To Top