Internacional

Onda de calor prejudica negócios e trabalhadores nos EUA, diz estudo

Por Safiyah Riddle

(Reuters) – Um estudo divulgado nesta terça-feira mostrou que a onda de calor recorde nos Estados Unidos forçou pequenos negócios a fecharem mais cedo em julho e reduziu as horas trabalhadas de funcionários cujas atividades foram afetadas pela mudança dos hábitos do consumidor.

Centenas de milhões de norte-americanos estão tendo de lidar com o calor extremo nas últimas duas semanas, com temperaturas no Sul e no Sudoeste do país atingindo altas recordes. Muitas pessoas, assim, preferiram ficar em casa, o que forçou o fechamento precoce de alguns negócios, de acordo com relatório da empresa Homebase.

Segundo os dados, funcionários de pequenas empresas trabalharam 0,9% menos horas nas duas primeiras semanas de julho, se comparadas com as duas últimas de junho, uma sazonalidade que é normal nos meses de verão. Contudo, as quedas foram 5,5 vezes maiores em cidades que sofreram com a onda de calor.

Trabalhadores de pequenos negócios em Nova Orleans e Memphis, por exemplo, trabalharam 5,7% e 5,1% menos, respectivamente. Memphis registrou 11 dias com temperaturas acima dos 32 graus Celsius. Em Nova Orleans, o calor foi ainda mais intenso: 26 dias.

Já cidades que tiveram ondas de calor mais amenas puderam aumentar o horário de funcionamento de seus negócios. Boston, com apenas dois dias acima dos 32 graus, teve o maior crescimento de horas trabalhadas ante junho: 7,8%.

Danah Lee presenciou esse fato como funcionária de uma loja do Willie’s Taco Joint em Phoenix, onde em julho as temperaturas passaram de 43 graus pela maior sequência de dias da história. Ela afirmou que houve queda significativa do tráfego a pé e de clientes para jantar nas regiões com forte calor.

“Não está apenas afetando meu negócio, mas meu time também. Trabalhar longas jornadas neste calor é muito difícil. Precisei ter mais pessoas na minha agenda, trabalhando por menos tempo, para não haver exaustão”, contou.

(Reportagem de Safiyah Riddle)

tagreuters.com2023binary_LYNXMPEJ701RS-BASEIMAGE

To Top