TopNews

Sete de cada dez vagas de emprego de 2023 estão nas micro e pequenas empresas

Abono salarial PIS/Pasep: novo lote de pagamentos é liberado com calendário atualizado
Foto Câmara dos Deputados

Sete de cada dez vagas de emprego de 2023 estão nas micro e pequenas empresas De janeiro a junho, o Brasil criou 1,023 milhão de empregos formais. Destes, 710 mil foram por MPEs, o que representa 70%.

De 1,023 milhão de vagas de trabalho com carteira assinada abertas no primeiro semestre de 2023, 70% das oportunidades foram geradas por micro e pequenas empresas.

Segundo levantamento do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), realizado com base nos dados do Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados), do Ministério do Trabalho e Emprego, foram quase 710 mil novos postos de trabalho registrados no segmento nos primeiros seis meses do ano.

As micro e pequenas empresas (MPEs) mantêm o fôlego e sustentam o saldo positivo de empregos no país. O movimento é semelhante ao registrado nos primeiros semestres de 2021 e 2022.

São considerados microempresas os negócios com até nove empregados (agropecuária, comércio e serviço) ou 19 funcionários (indústria e mineração). Pequenas empresas são as que têm até 49 trabalhadores (agropecuária, comércio e serviço) ou 99 empregados (indústria e mineração).

“Mesmo enfrentando uma taxa de juros absurda e que inibe o investimento, as micro e pequenas empresas deram, mais uma vez, uma contribuição inestimável à manutenção do emprego no país”, afirma Décio Lima, presidente do Sebrae.

Contratações

Entre janeiro e junho deste ano, os pequenos negócios são responsáveis pelas seguintes contratações:

• 394 mil — setor de serviços;
• 147 mil — empresas de construção;
• 72 mil — indústria da transformação; e
• 60 mil — comércio.

Desempenho

Em todos os segmentos, as micro e pequenas empresas apresentaram saldo positivo no mês de junho de 2023; já entre as médias e grandes empresas, houve o registro de saldos negativos no comércio (-5.275) e construção (-2.544). Os destaques entre as MGEs ficaram com os setores de serviços (18.302), agropecuária (5.812) e indústria da transformação (2.055).

Resultado de junho

No mês de junho, o Brasil teve um saldo positivo de 157 mil novas vagas, em que as micro e pequenas empresas representaram 72% do total (113 mil). Já as médias e grandes tiveram uma participação de 13% no total de vagas (19 mil vagas).

Em comparação ao mês anterior (maio), foram gerados quase 5.000 empregos a mais nas micro e pequenas empresas. Já em comparação a junho de 2022, as vagas das micro e pequenas empresas representam 9 pontos percentuais a mais no geral, passando de 63% para 72% do total.

Resultado do semestre

Mesmo favorável, o volume de criação de empregos formais entre janeiro e junho é 26,3% inferior em relação ao mesmo intervalo do ano passado, quando 1,39 milhão de postos de trabalho com carteira assinada foram abertos em território nacional.

• 1,02 milhão de postos de trabalhos formais foram criados no primeiro semestre de 2023.

• 709 mil (quase 70%) das novas contratações foram realizadas pelas MPEs.

• 394 mil novos empregos no acumulado de 2023 foram criados pelas micro e pequenas do setor de serviços.

• Em junho deste ano, as MPEs geraram 113 mil empregos. Fonte: R7

To Top