Benefícios

Doença que libera o saque do FGTS

FGTS
rafapress/Shutterstock.com

Doença que libera o saque do FGTS Quais são as doenças que garantem a liberação do FGTS?

Qualquer doença, desde que seja grave.

No processo que foi julgado, os Magistrados seguiram entendimento do STJ de que o rol do artigo 20 da Lei 8.036/90 não é taxativo.

A decisão da Primeira Turma do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) manteve sentença que determinou à Caixa Econômica Federal (Caixa) liberar os valores do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) a uma portadora de doença reumática. Segundo os magistrados, foi comprovada a enfermidade, além de necessidade do tratamento contínuo.

Qual é a prova para liberação do FGTS?

Qualquer documento comprobatório da gravidade da doença: relatório médico, laudo, atestado, No processo analisado pela Justiça Federal ficou evidenciado no relatório médico que a paciente possui doença reumática autoimune, acompanhada de lombalgia inflamatória crônica e tendinite, com indicação de atividade física e consultas regulares.

A lista de doença para saque do FGTS é exemplificativa?

Sim. nem todas as doenças estão na lista de liberação do FGTS, por isso a Justiça pode ser o caminho para a liberação. Após a 25ª Vara Cível de São Paulo/SP ter determinado à Caixa a liberação do benefício, o banco recorreu ao TRF3, alegando que a enfermidade não é descrita na lei como hipótese de saque do FGTS. Ao analisar o caso, o desembargador federal seguiu entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) e do TRF3.

Assim, a Primeira Turma, por unanimidade, negou provimento à apelação da Caixa.

O saque do FGTS pelo motivo de Doenças Graves é permitido quando o trabalhador ou seu dependente estiverem acometidos pelas enfermidades abaixo listadas:

Alienação Mental

Cardiopatia Grave

Cegueira

Contaminação por Radiação, com base em conclusão da Medicina Especializada

Doença de Parkinson

Espondiloartrose Anquilosante (Espondilite Anquilosante/Ancilosante)

Estado avançado da Doença de Paget (Osteíte Deformante)

Hanseníase

Hepatopatia Grave

Nefropatia Grave

Paralisia Irreversível e Incapacitante

Tuberculose Ativa

HIV/AIDS

Neoplasia Maligna

Estágio Terminal de vida

To Top