Bem-Estar & Beleza

Quais frutas podem ajudar a melhorar a enxaqueca?

Frutas Laranja
BigPixel Photo/Shutterstock.com

Quais frutas podem ajudar a melhorar a enxaqueca? Um vídeo que tem viralizado no TikTok explica que o limão pode ajudar a diminuir as crises de enxaquecas nas pessoas. O distúrbio extremamente doloroso e debilitante, pode desencadear dores de cabeça muito fortes e latejantes, além de náuseas, vômitos e extrema sensibilidade ao som ou à luz.

Segundo o vídeo, o usuário afirma que se comer a fruta cru e inteira pode acabar com a condição. Muitos comentários na plataforma mostram que uma grande parte das pessoas querem experimentar a teoria e testar para ver se realmente faz efeito, enquanto uma outra parte ainda tem dúvidas.

Em entrevista ao jornal britânico The Mirror, entretanto, uma médica especializada em farmácia, Deborah Lee, disse que a afirmação é verdadeira. Segundo ela, a fruta tem grandes quantidades de vitamina C, que é um poderoso antioxidante.

“Não estou surpresa que uma fonte alimentar contendo limão possa ajudar quem sofre de enxaqueca, pois é uma fonte fantástica de vitamina C. No entanto, é importante notar que alguns alimentos podem ser gatilhos para enxaqueca, e frutas e vegetais são gatilhos conhecidos para alguns”, disse.

A médica ainda afirma que o suco natural da fruta é melhor e que o usuário não deve adicionar açúcar na bebida.

Além do limão, a cidra também é uma fruta que pode ser eficaz para diminuir os sintomas da enxaqueca. O xarope de cidra, por exemplo, foi usado em um estudo de 2016 com pessoas que sofrem de enxaqueca. Os participantes tomaram 15 ml da cidra, um xarope placebo ou 20 mg de propranolol (um conhecido agente preventivo para enxaqueca) três vezes ao dia durante quatro semanas.

“O xarope de cidra foi significativamente melhor que o placebo na redução da intensidade e gravidade da enxaqueca, e foi considerado tão eficaz quanto o propranolol. Mas o xarope de cidra não reduziu a frequência dos ataques de enxaqueca melhor do que um placebo”, afirma.

A vitamina C também desempenha um papel importante na desintoxicação e é um cofator enzimático vital. Por exemplo, foi demonstrado que a vitamina C reduz a neuroinflamação em pacientes com herpes zoster.

“Qualquer pessoa que sofra de enxaqueca deve obter aconselhamento e ajuda de seu médico de família. Existem muitos medicamentos eficazes para ajudar a reduzir a frequência. e a gravidade dos ataques. É sempre melhor procurar a ajuda de um profissional de saúde qualificado em vez de seguir um tratamento da moda que você viu nas redes sociais”, afirma a médica. Fonte Extra

To Top