Brasil

Conselho Tutelar: veja quem são os eleitos em SP e mais 20 capitais

justiça lei cartorio
Gorodenkoff/Shutterstock.com

Municípios têm até terça-feira (2) para divulgar os nomes. Eleitos assumem os cargos em 10 de janeiro. Conselheiros tutelares são responsáveis pela proteção das crianças em situação de abuso.

Os resultados das eleições para conselhos tutelares de 2023 começaram a ser divulgados ainda no domingo (1º).

Até a última atualização desta reportagem, 21 capitais haviam divulgado os resultados (veja na lista abaixo). Em Natal, a eleição foi adiada.

O Conselho Tutelar tem a missão de atender a crianças e adolescentes cujos pais faltem ou ofereçam risco à sua formação, além de fornecer proteção em situações de abuso. Por ser um órgão autônomo e permanente, também fiscaliza outros órgãos e instituições.

Segundo a Secretaria Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, o Brasil conta atualmente com 6.100 conselhos tutelares espalhados por 5.570 municípios e entidades administrativas. Cada conselho possui 5 membros titulares.

O salário dos eleitos varia de acordo com o município. No Distrito Federal, por exemplo, cada conselheiro recebe R$ 6,3 mil. Já em cidades menores, o salário pode ser de R$ 1,5 mil. Fonte: G1

To Top