Benefícios

Por qual motivo devo fazer um Planejamento Previdenciário?

carteira de trabalho dinheiro e beneficios
rafastockbr / Shutterstock.com

Por qual motivo devo fazer um Planejamento Previdenciário? Existem casos em que o segurado possui períodos de atividade e nem imagina que esses períodos pode lhe ajudar a aumentar o seu tempo de contribuição junto ao INSS e, consequentemente antecipar a sua aposentadoria.

Isto acontece porque, quanto mais tempo de contribuição você conseguir reconhecer junto ao INSS, mais perto fica de atingir os requisitos de  aposentadoria.

Por isso, se você deseja saber mais sobre a possibilidade de antecipar a sua aposentadoria, continue a leitura deste artigo.

O que preciso saber para antecipar a aposentadoria?

Primeiramente, você deverá analisar o seu CNIS e verificar se ele está de acordo com os vínculos de emprego da sua Carteira de Trabalho, pois pode haver períodos que o INSS não está considerando para a sua aposentadoria e você possui o registro na Carteira de Trabalho.

Caso você tenha interesse em saber mais sobre a importância de analisar o CNIS, possuímos um artigo bem interessante: “Qual a importância de analisar o CNIS antes de realizar a solicitação do benefício de aposentadoria?”.

Quais vínculos e atividades podem antecipar a aposentadoria?

São vários períodos que você pode ter reconhecido para aumentar o seu tempo de contribuição e, assim, adiantar a sua aposentadoria. Confira:

Tempo de Serviço Militar

Este é um período que o INSS não reconhece automaticamente para a aposentadoria. Portanto, se você tiver tempo de serviço militar, você pode incluí-lo como tempo de contribuição para o INSS, através da averbação deste período, com a apresentação da Certidão de Tempo de Contribuição do Serviço Militar junto ao INSS.

Tempo como Aluno-Aprendiz

É possível incluir como tempo de contribuição o período que você estava em escola técnica como aluno-aprendiz. Neste caso, para fins previdenciários, o cômputo do tempo de serviço prestado como aluno-aprendiz dependerá da comprovação de que, durante o período de aprendizado, houve contraprestação.

Tempo de trabalho exercido no Exterior

O tempo que você trabalhou fora do Brasil também pode ser incluído como tempo de contribuição para atingir os requisitos de aposentadoria junto ao INSS.

Destaca-se que isso só é possível se o país que você trabalhou tem Acordo Previdenciário Internacional com o Brasil. Caso contrário, não será possível averbar o período trabalhado no exterior.

Trabalhos que não constam no CNIS

Caso você identifique que algum vínculo que você trabalhou e que não está presente no seu CNIS, para que estes períodos sejam considerados, você pode apresentar os seguintes documentos:

Carteira de Trabalho (CTPS);

Contrato de Trabalho;

Declaração de Imposto de Renda;

Holerites;

Termo de Rescisão do Trabalho, entre outros.

A inclusão dos períodos que o INSS não está reconhecendo para a aposentadoria é realizada através de um Requerimento Administrativo.

Trabalho no Serviço Público

Os períodos que você trabalhou no serviço público podem ser reconhecidos para a aposentadoria junto ao INSS. Para isso, você precisa realizar a averbação deste período. Assim, você deve solicitar a Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) do Órgão Público que você trabalhou e através de um Requerimento Administrativo, requerer a averbação da CTC junto ao INSS.

Conversão de atividade especial em Tempo de Contribuição

Se você exerceu atividade profissional exposto a agentes nocivos à saúde, saiba que este período pode ter o acréscimo no seu tempo de contribuição.

Isso mesmo! Homens recebem o acréscimo de 40% e mulheres o acréscimo de 20% no tempo de contribuição.

Mas atenção!!! Somente é possível realizar a conversão do tempo especial para comum até 12/11/2019. Visto que, após a Reforma da Previdência, que foi promulgada em 13/11/2019 não é mais possível converter período especial em comum. 

Dica da Especialista!

Se você tem dúvidas em relação as possibilidades de antecipar a sua aposentadoria e, não sabe qual será o valor do seu benefício, sugiro que entre em contato com um advogado especialista em Direito Previdenciário e realize o Planejamento Previdenciário.

Por que fazer um Planejamento Previdenciário?

NoPlanejamento Previdenciário você teráa análise de todo o seu tempo de contribuição, justamente para verificar se todo o período e os recolhimentos previdenciários estão sendo considerados para a sua aposentadoria.

Após, serão verificadas as possibilidades de aposentadoria, com simulações e projeções de recolhimentos. E, através de cálculos, você poderá verificar qual é a melhor possibilidade de aposentadoria, quanto deverá recolher mensalmente, quando atingirá os requisitos e qual será o valor do seu benefício no futuro.

Para te ajudar a compreender melhor o que é o planejamento da aposentadoria, montamos o  Guia Prático: Planejamento Previdenciário – Descubra como obter um benefício mais vantajoso! 

Parceiro: Tatiana Virmond Advocacia

To Top