Benefícios

Tempo de espera para novas concessões de benefício do INSS

meu inss aplicativo previdencia social
rafastockbr / Shutterstock.com

Tempo de espera para novas concessões de benefício do INSS O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, apresentou o Portal da Transparência Previdenciária durante coletiva de imprensa que ocorreu no auditório da sede do INSS, em Brasília. O Objetivo do novo projeto é dar ampla transparência aos dados e números gerenciais do INSS e da perícia médica federal, garantindo que toda a sociedade possa acompanhar o resultado do trabalho que tanto o ministério quanto o INSS vêm desenvolvendo com o objetivo de acelerar a análise de benefícios e reduzir filas.

Além de apresentar os números atuais do estoque de benefícios em análise no INSS e também da fila de perícia, Lupi também destacou o compromisso dos servidores do instituto e dos peritos que colaboraram, sem ganhos extras, nos mutirões de avaliação do Benefício de Prestação Continuada (BPC) da Lei Orgânica da Assistência Social (Loas) que vêm ocorrendo aos finais de semana em várias regiões do país.

“É o trabalho desses profissionais dedicados que permite que o INSS consiga, aos poucos, criar condições para alcançar nossa meta de 45 dias. Sabemos que os números ainda não estão bons, mas já melhoraram bastante. E vamos melhorar mais. A meta é chegar em dezembro a 45 dias e estamos trabalhando fortemente em parcerias com a Dataprev e outros ministérios para ampliar a automação, evitando assim o retrabalho na análise de documentos e, consequentemente, acelerando a análise dos pedidos de benefício. Em 2024 veremos um novo INSS a serviço da população”, explicou.

Outra medida que também vai contribuir com a redução do estoque dos pedidos em análise é a volta do bônus de produtividade. Repaginada, a gratificação poderá ser recebida por servidores que ampliarem sua produção diária. Segundo Lupi, a medida provisória com as novas diretrizes do bônus deve ser publicada na semana que vem.

O endereço do Portal da Transparência Previdenciária é: https://www.gov.br/inss/pt-br/portal-transparencia-previdenciaria/.

Novo presidente

O novo presidente do INSS, Alessandro Stefanutto, também participou da coletiva e tirou dúvidas dos jornalistas sobre a nomeação de excedentes do concurso do INSS e sobre o bônus. Segundo Stefanutto, a solicitação da nomeação dos excedente já foi encaminhada e, neste momento, o INSS aguarda um posicionamento do governo federal. A expectativa é conseguir nomear mais 250 aprovados e alcançar, na sequência, o cadastro de reserva, que conta com 2.144 pessoas.

“Mais do que processos, o INSS lida com vidas. Hoje temos pouco mais de 18 mil servidores empenhados em atender cada uma dessas vidas. E estamos muito felizes em receber mais servidores na equipe que tenham esse mesmo objetivo, essa mesma essência”, concluiu Stefanutto.

To Top