Benefícios

Calendário para pagamento do IPTU do Rio de Janeiro

IPTU Imposto
rafastockbr/Shutterstock.com

Calendário para pagamento do IPTU do Rio de Janeiro A Prefeitura do Rio de Janeiro divulgou o cronograma de pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) 2024 para os contribuintes da capital. Os proprietários de imóveis terão até o dia 7 de fevereiro de 2024 para pagar a cota única à vista ou a primeira parcela do imposto. Os que optarem pelo pagamento em cota única garantem o desconto de 7%, mesmo percentual concedido em 2023. A regras foram definidas em publicação no Diário Oficial do Município de desta quarta-feira (dia 27).

O envio das guias de pagamento da cota única e da primeira parcela do IPTU 2024 para as casas dos contribuintes será feito pelos Correios a partir de 15 de janeiro. As cobranças também poderão ser emitidas de forma on-line, a partir de 29 de janeiro, tanto no site Carioca Digital, quanto no aplicativo do Carioca Digital, disponível para iOS e Android.

Além disso, segundo a prefeitura, será possível baixar e imprimir de uma só vez todas as parcelas para serem pagas mensalmente, sem a necessidade de acessar o site todos os meses.

Os contribuintes também poderão solicitar a guia nos postos de atendimento do IPTU. Para fazer o procedimento, pela internet ou de forma presencial, é necessário informar o número da inscrição do imóvel, identificado na guia do IPTU de anos anteriores.

O valor do imposto predial será corrigido pela inflação acumulada de 2023, medida pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo – Especial (IPCA-E), divulgado pelo IBGE. O município faz um alerta para que contribuintes fiquem atentos a golpes. A Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento não envia comunicações ou boletos de pagamento via WhatsApp ou por meio de SMS.

Isenção

A prefeitura está revendo os critérios para a concessão da isenção de IPTU e da Taxa de Coleta de Lixo de 928.400 imóveis da cidade. A medida consta de um artigo do projeto de lei aprovado pela Câmara Municipal que concedeu benefícios fiscais para incentivar construções ao longo da Avenida Brasil. No caso de imóveis residenciais, o valor para a isenção está congelado em R$ 74.471.

CONFIRA AS DATAS DE VENCIMENTO

Cota única: 7 de fevereiro

1ª cota: 7 de fevereiro

2ª cota: 7 de março

3ª cota: 5 de abril

4ª cota: 8 de maio

5ª cota: 7 de junho

6ª cota: 5 de julho

7ª cota: 7 de agosto

8ª cota: 6 de setembro

9ª cota: 7 de outubro

10ª cota: 7 de novembro

Fonte Extra

To Top