Benefícios

Descubra os benefícios do CPF na Nota Fiscal e como aproveitá-los

Dinheiro
rafastockbr/shutterstock.com/

Quando você faz uma compra e o caixa pergunta se deseja incluir o CPF na nota fiscal, você já se perguntou para que serve essa prática? Vamos esclarecer!

Com o objetivo de combater a sonegação fiscal e incentivar a emissão de notas fiscais, diversos governos estaduais implementaram programas que oferecem benefícios aos consumidores que informam o CPF na nota. Esses benefícios incluem descontos no IPVA e IPTU, resgate de créditos e até participação em sorteios com prêmios em dinheiro.

O que é o CPF na nota?

O CPF na nota é uma maneira de os governos estaduais controlarem a arrecadação de impostos pelos estabelecimentos comerciais, além de combater a evasão fiscal e a pirataria. O programa está disponível em diversos estados brasileiros, incluindo Rio Grande do Sul, São Paulo, Maranhão, Rio de Janeiro, Alagoas, Minas Gerais, Bahia, Pará, Amazonas, Ceará, Sergipe, Rio Grande do Norte, Rondônia, Paraná, Santa Catarina e Distrito Federal.

Vantagens do CPF na nota

As vantagens do CPF na nota podem variar de estado para estado. No entanto, uma das vantagens mais comuns é a possibilidade de resgatar créditos acumulados, que podem ser utilizados para recargas de celular, compra de ingressos para shows e outros fins.

Em alguns estados, como São Paulo, Alagoas, Paraná, Goiás e Rondônia, informar o CPF na nota pode gerar descontos de até 10% no IPVA do ano seguinte. Já no Rio de Janeiro, Amazonas e Bahia, esse desconto pode ser aplicado no IPTU.

Além disso, em alguns estados, como Rio Grande do Sul e Minas Gerais, os consumidores têm a chance de participar de sorteios de prêmios em dinheiro, que podem variar de R$ 5 mil a R$ 1 milhão. Para concorrer aos sorteios, é necessário realizar um cadastro no site do programa do estado e concordar com o regulamento.

Como Sacar o Dinheiro do CPF na Nota

Para sacar o dinheiro acumulado no programa, basta acessar o site da Secretaria da Fazenda do estado onde você reside, fazer login e verificar o valor disponível para resgate.

To Top