Bancos

Boletos vencidos no Carnaval: Como lidar e evitar multas

Dívidas Contas Boletos
rafastockbr/Shutterstock.com

Enquanto o Carnaval se aproxima, aqueles com boletos de vencimento entre os dias 10 e 13 de fevereiro devem ficar atentos. Embora não seja um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo, nem todos os serviços deixam de funcionar, o que pode resultar em juros e multas para quem não pagar a tempo.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) confirmou que as agências bancárias não operam durante o Carnaval. Então, como os clientes devem lidar com os boletos que vencem nessas datas? Com o aumento do uso de sites e aplicativos bancários, é crucial que os cidadãos estejam cientes das regras.

Pagamento de Boletos no Carnaval:

Para boletos com vencimento entre 10 e 13 de fevereiro, sábado a terça-feira de Carnaval, é necessário cuidado especial. As agências bancárias só retomam suas atividades na quarta-feira de cinzas, dia 14 de fevereiro, após as 12h, o que afeta os pagamentos.

  • 10 e 11 de fevereiro (sábado e domingo): boletos vencidos no final de semana devem ser pagos no próximo dia útil seguinte;
  • 12 e 13 de fevereiro (segunda e terça-feira): boletos com vencimento nesses dias serão agendados para pagamento na quarta-feira (14).

Isso significa que contas com data de vencimento durante o Carnaval podem ser pagas no próximo dia útil (14/02) sem a aplicação de juros. Até mesmo contas em débito automático só serão debitadas no dia 14.

Serviços Bancários Disponíveis no Carnaval:

Apesar da interrupção no pagamento de boletos e no fechamento das agências, outros serviços permanecem disponíveis durante o Carnaval. As pessoas não ficarão sem atendimento bancário, podendo contar com:

  • Transferências via PIX – 24 horas;
  • Transferências entre contas;
  • Uso de cartão de débito ou crédito;
  • Atendimento em caixas eletrônicos (saque) até às 22h;
  • Atendimento por telefone na Central, porém com horário reduzido (consulte a escala do seu banco).

To Top