Benefícios

Funcionalidades e vantagens do FGTS digital para trabalhadores

Celular FGTS saques
rafapress/Shutterstock.com

O Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) está prestes a ganhar um novo formato digital, com previsão para iniciar suas operações a partir de março deste ano. A iniciativa, denominada FGTS Digital, tem como propósito simplificar os pagamentos desse benefício, trazendo vantagens tanto para as empresas quanto para os funcionários.

Os testes do novo sistema tiveram início em agosto do ano anterior e foram concluídos recentemente, em 15 de janeiro. A proposta é unificar as contribuições de várias competências em um único documento, o que resultará na redução de custos operacionais e no tempo despendido em atividades relacionadas ao FGTS.

Funcionalidades do FGTS Digital

Entre as funcionalidades oferecidas pelo FGTS Digital, destacam-se:

Geração rápida e personalizada de guias;
Unificação das guias em um único local, substituindo os sistemas SEFIP e GFIP;
Simulação do valor da indenização compensatória e multa de 40%, bem como o pagamento desses valores de forma simultânea para diversos trabalhadores em lote;
Realização de simulações de pagamento em geral.
PIX como Meio de Pagamento

Uma das grandes novidades é a adoção do PIX como meio de pagamento para o FGTS. Essa escolha promete otimizar o processo de individualização na conta do trabalhador, uma vez que as transferências que antes levavam de três a cinco dias úteis agora serão instantâneas. Além disso, o cálculo dos juros será feito automaticamente.

Vantagens do FGTS Digital

De acordo com a Caixa Econômica Federal, o FGTS Digital visa aprimorar a arrecadação e fornecer informações tanto para trabalhadores quanto para empregadores. Dentre os benefícios do novo sistema, destacam-se:

Melhoria na gestão, controle e transparência dos processos;
Redução das despesas com tarifas de recebimento de guias;
Garantia da segurança e integridade dos dados;
Facilidade na fiscalização do governo;
Fornecimento de informações para tomada de decisões estratégicas.
Benefícios para as Empresas

A mudança é vista como positiva para as empresas, pois amplia o prazo de recolhimento do FGTS e oferece mais segurança, graças à unificação dos sistemas. Além disso, o fluxo de caixa tende a ser mais rápido.

Segundo Felipe Figueiredo, coordenador de Departamento Pessoal da BHub, uma startup contábil, “Tudo é feito em um único portal, de maneira mais fácil. O fluxo de caixa das empresas será mais dinâmico, porque o tempo de processamento com o PIX é menor. Veio para modernizar”.

Preparação das Empresas

Os empregadores estão sendo orientados a se prepararem para a transição. Durante o final de semana, tiveram a oportunidade de conhecer o sistema e organizar seus processos internos.

“Os empregadores deverão buscar preparar o seu sistema para ter a disponibilidade dessas guias via PIX e cadastrar novos procuradores, que não serão migrados automaticamente”

To Top