Benefícios

Golpes no FGTS na opção de bloqueio

Caixa Saques FGTS PIS
SERGIO V S RANGEL/Shutterstock.com

Golpes no FGTS na opção de bloqueio Criminosos têm adotado estratégias enganosas para aplicar golpes envolvendo o desbloqueio do FGTS, atraindo vítimas através de publicações e vídeos nas redes sociais que prometem saques imediatos. Contudo, tais promessas são apenas iscas para redirecionar os incautos a sites fraudulentos, expondo suas informações bancárias e colocando-os em risco de fraudes financeiras.

Os saques do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço só são autorizados mediante condições específicas, como demissão sem justa causa, saque-aniversário, aposentadoria, falecimento do trabalhador (com saque pelos familiares), financiamento de moradia própria, doenças graves, entre outras situações estipuladas pela Lei nº 8.036/1990.

Para obter informações confiáveis sobre o FGTS, é imprescindível recorrer aos canais oficiais, como o site e o aplicativo do fundo, além das agências e site da Caixa Econômica Federal.

Dicas de Segurança para Prevenir Golpes do FGTS:

Desconfie de Mensagens Não Solicitadas:
Esteja atento a mensagens recebidas via WhatsApp, redes sociais ou e-mail. Desconfie e evite clicar em links suspeitos.

Verifique a Fonte da Informação:
Verifique a autenticidade das informações diretamente com a Caixa Econômica Federal através dos canais oficiais. Confirme a existência de valores disponíveis antes de fornecer qualquer dado.

Não Compartilhe Informações Pessoais ou Bancárias:
Nunca forneça CPF, RG, número de conta bancária ou senhas através de canais não confiáveis.

Evite Pagamentos ou Transferências:
Saques do FGTS são realizados diretamente entre a Caixa e o beneficiário. Não efetue pagamentos ou transferências solicitados por fontes desconhecidas.

Atenção à Segurança dos Sites:
Certifique-se de que os sites que solicitam informações pessoais sejam oficiais e seguros. Verifique a presença do cadeado na barra de endereço.

Mantenha Senhas Atualizadas:
Utilize senhas robustas, combinando letras, números e caracteres especiais. Não compartilhe senhas e atualize-as regularmente.

Além disso, os criminosos também enviam links para sites maliciosos, simulando saques disponíveis. Ao preencher formulários em sites falsos, as vítimas fornecem dados que os golpistas utilizam para realizar saques não autorizados, contratar empréstimos e abrir contas bancárias.

É essencial estar ciente dos detalhes desses golpes, uma vez que os criminosos chegam a falsificar comentários para criar uma falsa sensação de legitimidade. Em caso de suspeita de fraude, é fundamental contatar uma agência da Caixa Econômica Federal, acessar o site ou aplicativo do FGTS e, se houver saques não autorizados, denunciar em uma agência da Caixa.

Em situações de resposta negativa ou descumprimento de prazos, é aconselhável buscar orientação legal especializada.

To Top