X

Aumento nos casos de ‘Golpe do Amor’: Polícia Prende 52 Mulheres em Três Anos

Reprodução

Nos últimos três anos, a Polícia Civil de São Paulo tem registrado um aumento nos casos de um golpe conhecido como “golpe do amor”, onde mulheres são usadas como iscas para atrair, sequestrar e extorquir homens desavisados. De acordo com dados da Divisão Antissequestro (DAS), 52 mulheres foram presas por participação nesse tipo de crime na capital e na Grande São Paulo.

Os números revelam uma tendência crescente: em 2021, foram registradas seis prisões, em 2022, esse número saltou para 19, e no ano passado, houve 25 detenções. Esses dados foram levantados pela DAS

Na manhã desta quinta-feira (15), mais duas mulheres foram presas pela DAS, incluindo uma identificada como Leticia Nicolau Gomes, que já havia sido detida anteriormente pelo mesmo crime. Segundo as investigações, mesmo após sua prisão anterior, ela continuou enganando homens para participarem de emboscadas, onde eram feitos reféns até que transferissem dinheiro para contas dos sequestradores.

A polícia continua em busca de outras mulheres envolvidas nesse esquema criminoso, conhecido como o “golpe do amor”. Os criminosos têm utilizado aplicativos de relacionamento para atrair suas vítimas, muitas vezes usando perfis falsos e fotos de mulheres aleatórias.

Relacionadas

Os homens são então levados para encontros que acabam em sequestro e extorsão. Os criminosos os obrigam a transferir dinheiro para contas bancárias antes de serem libertados. Alguns desses encontros terminaram em violência extrema, resultando na morte de cinco homens desde 2021.

Embora a participação de mulheres nesse tipo de crime seja menos comum, os números indicam um aumento preocupante. Entre 2021 e janeiro de 2024, 168 homens foram vítimas dessas quadrilhas na Grande São Paulo, enquanto pelo menos 460 criminosos foram presos pela polícia.

A polícia alerta para a importância de precauções ao usar aplicativos de relacionamento e ao marcar encontros com desconhecidos. É fundamental verificar a autenticidade das informações e sempre informar amigos ou familiares sobre o local e horário dos encontros.

Esse aumento nos casos de “golpe do amor” destaca a necessidade de conscientização e vigilância por parte dos usuários de aplicativos de relacionamento, bem como a atuação contínua das autoridades para combater esse tipo de crime.