Benefícios

Criminosos usam o consignado do INSS para aplicar golpes

Dinheiro INSS atrasados
rafastockbr/Shutterstock.com

A redução das taxas de juros dos empréstimos consignados para aposentados e pensionistas, agora fixadas em 1,91% ao mês pelo Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS), tem sido uma medida bem-vinda em comparação com as altas taxas de crédito pessoal no mercado, que podem atingir até 22,93%. Este cenário, porém, tornou-se um terreno fértil para fraudadores que visam enganar os mais de 16 milhões de aposentados e pensionistas que possuem ou buscam esse tipo de crédito.

Diante do aumento das tentativas de fraude, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) intensificou os esforços para educar seus segurados sobre como identificar e evitar golpes. Uma das principais recomendações é a verificação regular do extrato de benefício através do site ou aplicativo do Meu INSS, permitindo que os segurados acompanhem qualquer crédito ou desconto suspeito.

Em casos de discrepâncias encontradas, os beneficiários possuem a opção de bloquear novas contratações de crédito consignado, uma ação que pode ser realizada diretamente pelo aplicativo do Meu INSS ou pela Central 135. Vale ressaltar que este bloqueio não se aplica a empréstimos já consignados.

Além disso, é crucial que os segurados, ao detectarem operações de crédito consignado não autorizadas, entrem em contato imediatamente com a instituição financeira responsável. Em situações de crédito não solicitado, recomenda-se a suspensão imediata dos descontos, o cancelamento do contrato e a exigência do reembolso total das parcelas descontadas.

Para reforçar a segurança, o INSS alerta que nunca solicita dados pessoais, documentos ou informações financeiras por telefone ou e-mail. Qualquer tentativa de contato solicitando tais informações deve ser considerada suspeita e, em caso de dúvidas, os segurados devem buscar os canais oficiais de comunicação do INSS.

Este cenário evidencia a importância da vigilância constante por parte dos aposentados e pensionistas, além da necessidade de adotar práticas seguras ao lidar com ofertas de crédito consignado. Com a conscientização e a adoção de medidas preventivas, é possível minimizar os riscos associados a fraudes financeiras e proteger os benefícios tão duramente conquistados.

To Top