Benefícios

14º salário segue somente em projeto para pagamentos no INSS

cadastro unico sus meu inss caixa pis
Fotografia de MixVale.com.br

14º salário segue somente em projeto para pagamentos no INSS A aprovação do 14º salário para aposentados, pensionistas e demais segurados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) está cada vez mais distante. Dois projetos de lei que tratam do tema estão em tramitação no Congresso Nacional, mas, até o momento, permanecem estagnados.

O Projeto de Lei 3657/20, proposto pelo Senador Paulo Paim (PT-ES), e o PL 4367/20, de autoria do deputado Pompeo de Mattos (PDT-RS), apresentam iniciativas para proporcionar um benefício adicional aos beneficiários da Previdência Social.

O PL 4367/20, que recebeu parecer favorável na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), propõe o pagamento em dobro do abono anual, correspondente a dois pagamentos de 13º salário, limitados ao valor de dois salários mínimos, atualmente fixado em R$ 2.424.

O projeto foi encaminhado para uma comissão especial na Câmara dos Deputados, mas, desde então, não houve movimentação. A comissão especial ainda não foi instalada, o que impede a continuidade do processo legislativo.

A aprovação do 14º salário é uma demanda antiga dos aposentados e pensionistas. O benefício seria uma forma de compensar a perda do poder de compra dos beneficiários, que vem sendo corroído pela inflação.

No entanto, a aprovação do projeto enfrenta resistências por parte do governo. O Ministério da Economia alega que o 14º salário seria um impacto financeiro significativo para a Previdência Social, já que representaria um gasto adicional de R$ 60 bilhões.

A possibilidade de o 14º salário ser pago em 2023 também é remota. O projeto, caso seja aprovado, entrará em vigor no ano subsequente à aprovação, o que significa que, se for aprovado neste ano, só começará a ser pago em 2024.

Enquanto isso, a espera dos aposentados e pensionistas pelo 14º salário continua.

To Top