Brasil

Impacto dos reajustes escolares com a aceleração da prévia da inflação em Fevereiro

Enem concurso escola
Cherries/shutterstock.com/

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) registrou um aumento significativo para 0,78% em fevereiro, conforme divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira. Este índice, considerado uma prévia da inflação oficial, marcou um crescimento de 0,47 ponto percentual em comparação com os 0,31% observados em dezembro, representando o maior avanço desde abril de 2022, na gestão anterior, quando atingiu 1,73%. Em um período de 12 meses, acumula-se um aumento de 4,49%, tocando o limite superior da meta governamental, que é de 4,5% com uma margem de tolerância de 1,5 ponto percentual.

O salto no índice de fevereiro pode ser atribuído principalmente ao setor educacional, que viu um incremento de 5,07% em seus custos, impulsionado pelos ajustes anuais no início do ano letivo, especialmente nos cursos regulares que experimentaram uma elevação de 6,13%. Dentre os mais afetados estão o ensino médio, fundamental, pré-escola e creche, com aumentos significativos que vão de 5,91% a 8,58%.

Além do setor educacional, o segmento de alimentação e bebidas também registrou alta, com 0,97% em fevereiro, destacando-se o aumento nos preços da alimentação no domicílio e fora dele. Produtos como cenoura, batata-inglesa, feijão-carioca, arroz e frutas foram os principais responsáveis por esse acréscimo.

Contrastando com as altas, o grupo Transportes apresentou um modesto aumento de 0,15%, com uma queda notável nos preços das passagens aéreas, que diminuíram 10,65% em fevereiro, contribuindo para uma variação menos expressiva nesse setor em comparação ao ano anterior.

A distribuição geográfica da inflação revelou que todas as regiões pesquisadas experimentaram alta nos preços em fevereiro, com Goiânia liderando com 1,07%, impulsionada principalmente pelos aumentos na gasolina e nos cursos regulares. Por outro lado, Porto Alegre registrou a menor variação, com apenas 0,11%, beneficiando-se da redução nos preços das passagens aéreas e da gasolina.

O IPCA-15 é calculado com base nos preços coletados entre 16 de janeiro e 15 de fevereiro, comparados aos do período de 15 de dezembro de 2023 a 15 de janeiro de 2024, abrangendo famílias com renda de 1 a 40 salários mínimos nas principais regiões metropolitanas do Brasil.

To Top