Benefícios

Redução no valor do IPVA foi confirmada em diversos estados: Confira

Detran ipva
Gabriel_Ramos/Shutterstock.com

O início do ano é marcado pela expectativa da cobrança do Imposto sobre Propriedades de Veículos Automotores (IPVA) em todo o Brasil. No entanto, 2024 traz uma novidade que deve suavizar o impacto financeiro para os proprietários de veículos: a redução no preço médio dos carros usados, que até novembro do ano anterior registrou uma queda de 4,26% conforme aponta o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Essa tendência sinaliza uma possível diminuição no valor do IPVA, especialmente nos estados que baseiam o cálculo do imposto no valor venal do veículo.

No Estado do Rio de Janeiro, por exemplo, o valor venal médio dos veículos seguiu essa tendência de queda, apresentando uma redução de 4,39% de acordo com a tabela Fipe. Este cenário é um alento para os motoristas, que podem esperar uma cobrança menos onerosa do tributo este ano.

Os critérios para o cálculo do IPVA, incluindo as alíquotas e as datas de vencimento, variam significativamente entre os estados. Alguns oferecem descontos para pagamentos à vista que podem chegar até 3%, além da possibilidade de parcelamento do valor em até cinco vezes. Vale ressaltar a existência de isenções aplicáveis a categorias específicas, como veículos elétricos, com mais de 10 anos de uso, e pessoas com deficiência, dependendo da legislação de cada região.

Até o momento, informações sobre o pagamento do IPVA 2024 foram divulgadas por 18 estados e o Distrito Federal, detalhando as respectivas alíquotas e condições de pagamento. Entre os destaques, São Paulo e Minas Gerais mantêm alíquotas que variam de 1% a 4%, dependendo do tipo de veículo. O Rio Grande do Sul e o Paraná oferecem descontos significativos para pagamentos antecipados, enquanto o Distrito Federal e Goiás propõem facilidades no parcelamento.

Esta configuração tributária, que reflete diretamente no bolso dos brasileiros, tem gerado debates sobre a eficiência e a justiça do IPVA como forma de tributação veicular. Os descontos e isenções disponíveis são medidas que visam aliviar a carga tributária, especialmente em um ano que promete ser desafiador para muitos devido às incertezas econômicas.

To Top