Benefícios

INSS recebe documentos através do e-mail?

previdencia social agencia inss aplicativo beneficios
rafastockbr / Shutterstock.com

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) alerta aos cidadãos que documentos necessários para análise de requerimentos não devem ser enviados por e-mail para a Assessoria de Comunicação Social (Ascom). O fluxo correto é enviar os documentos pelo site ou aplicativo Meu INSS, ou apresentá-los em uma agência da Previdência Social mediante agendamento.

Quando o cidadão recebe uma exigência do INSS, é necessário cumprir essa solicitação para que o requerimento seja analisado corretamente. Os documentos complementares devem ser enviados pelos canais oficiais. Para agendar o comparecimento em uma agência do INSS e apresentar a documentação, o segurado pode usar o serviço de Cumprimento de Exigência.

O agendamento pode ser feito através do site ou aplicativo Meu INSS ou pela Central 135. É importante destacar que o INSS não recebe documentos por e-mail em nenhuma circunstância.

O prazo para cumprimento da exigência é de 30 dias, podendo ser prorrogado mediante solicitação formal e justificada. É fundamental que o segurado não perca esse prazo para evitar atrasos no processo.

Para cumprir a exigência, o segurado deve seguir o passo a passo:

  1. Acessar o Meu INSS pelo site ou aplicativo.
  2. Entrar na conta utilizando CPF e senha.
  3. Localizar o ícone de “Cumprimento de exigência”.
  4. Selecionar o protocolo correspondente.
  5. Informar que está cumprindo a exigência.
  6. Anexar os arquivos necessários.
  7. Finalizar o processo para enviar o pedido.

É importante que os cidadãos estejam cientes dos procedimentos corretos para evitar transtornos e garantir uma análise rápida e eficiente de seus requerimentos junto ao INSS.

To Top