Benefícios

Alterações para aposentadorias por idade do INSS

aplicativo previdencia social e inss
rafapress/Shutterstock.com

Com o advento da reforma da Previdência em 2019, o panorama das aposentadorias sofreu alterações significativas, tornando o processo mais intrincado para aqueles que já estavam contribuindo antes das mudanças. Em 2024, entram em vigor novas exigências que os trabalhadores prestes a se aposentar precisam entender minuciosamente.

As novas diretrizes estabelecem critérios mais rígidos, incluindo aumento da idade mínima e do tempo de contribuição para homens e mulheres.

De acordo com as regras gerais, as mulheres devem alcançar uma idade mínima de 62 anos e ter pelo menos 15 anos de contribuição, enquanto os homens precisam ter 65 anos de idade e 20 anos de contribuição.

Para aqueles que já eram contribuintes antes da reforma, foi instituído um regime de transição com alterações anuais até 2031.

Alterações para 2024:

  • Idade Mínima: Mulheres devem ter no mínimo 58 anos e 6 meses, enquanto homens devem atingir 63 anos e 6 meses.
  • Tempo Mínimo de Contribuição: Requer 30 anos para mulheres e 35 anos para homens.
  • Regra dos Pontos: A pontuação mínima exigida será de 91 para mulheres e 101 para homens.

Regras de Transição:

Há várias modalidades de transição, cada uma destinada a um grupo específico de trabalhadores. Elas podem impactar o momento e o valor da aposentadoria, permitindo que o contribuinte escolha a opção mais vantajosa.

É crucial estar ciente dessas mudanças e compreender como elas se refletem na situação individual de cada trabalhador.

To Top