X

Oportunidade de sacar o PIS/PASEP de um salário mínimo

Rafaelnlins/Shutterstock.com

Oportunidade de sacar o PIS/PASEP de um salário mínimo Em um momento de expectativa econômica, o Abono Salarial PIS/PASEP se destaca como uma iniciativa fundamental para milhões de trabalhadores brasileiros. Este benefício, gerido sob as diretrizes da Lei nº 7.998/90, visa a distribuição de um valor adicional de até um salário mínimo, que em 2024 corresponde a R$1.412,00. O benefício, coordenado pelo Conselho Deliberativo do Fundo de Amparo ao Trabalhador (CODEFAT), é pago anualmente, seguindo um calendário específico.

Elegibilidade para o Benefício

Para se qualificar ao recebimento do Abono Salarial PIS/PASEP, o trabalhador deve atender a critérios bem definidos. Entre eles, está o requisito de ter trabalhado formalmente por no mínimo 30 dias no ano-base considerado para o benefício, estar cadastrado no PIS/PASEP há pelo menos cinco anos, e ter recebido, em média, até dois salários mínimos mensais. Além disso, é imprescindível que os dados do trabalhador estejam atualizados pelo empregador no RAIS ou e-Social.

Valor do Benefício

O valor do Abono Salarial é proporcional ao tempo de serviço do trabalhador no ano-base. Isso significa que o valor pode variar desde o mínimo, correspondente a 1/12 do salário mínimo, até o valor integral do salário mínimo vigente.

Procedimento de Pagamento

Relacionadas

O pagamento do Abono Salarial é efetuado pela CAIXA, de acordo com um calendário pré-determinado. Para os trabalhadores com conta na CAIXA, o valor é depositado diretamente, facilitando o acesso ao benefício. Aqueles que não possuem conta no banco podem realizar o saque em qualquer agência, munidos de documento de identificação.

Calendário de Pagamento para 2024

A organização do calendário de pagamento do Abono Salarial para o ano de 2024 já foi concluída, prometendo abranger os pagamentos desde fevereiro até agosto. O cronograma é elaborado com base no mês de nascimento do beneficiário, assegurando uma distribuição ordenada e eficiente do benefício.

Impacto Econômico e Social

A continuidade e a atualização do Abono Salarial PIS/PASEP representam um estímulo significativo para a economia. Além de proporcionar um suporte financeiro direto aos trabalhadores, o programa incentiva o consumo e contribui para a circulação de recursos no mercado. Em tempos de desafios econômicos, iniciativas como essa são essenciais para garantir o bem-estar da população e fomentar a recuperação econômica.