X

Fluminense é o 11º time brasileiro a ganhar a Recopa; veja lista

Após vencer a tão sonhada Libertadores, o Fluminense conquistou o segundo título continental de sua história — a Recopa Sul-Americana. Com dois gols de Jhon Arias, o tricolor espantou um antigo fantasma ao derrotar a LDU e ficar com o troféu. O clube das Laranjeiras se junta a outros 10 brasileiros que já conquistaram a competição.

João Fonseca: brasileiro decide pelo tênis profissional dois dias após abrir mão de R$ 300 mil em virtude de veto

Caso de doping: Pogba, da Juventus, pega quatro anos de suspensão, diz jornal

VEJA A LISTA

Relacionadas

A Recopa Sul-Americana começou a ser disputada a partir de 1989 — quando o Nacional-URU foi campeão. Desde então, foram realizadas 30 edições da competição. Ela não aconteceu entre 1999 e 2002, principalmente pelo acúmulo de jogos em todos os países sul-americanos — que gerou a falta de datas para a disputa. O Vasco e Palmeiras foram os clubes brasileiros que perderam a oportunidade de disputar o torneio durante o período.

Em uma oportunidade, a final da competição não aconteceu e mesmo assim teve um campeão. O Olímpia-PAR ficou com o título da Libertadores e Sul-Americana — em 1990 — e conquistou a Recopa no ano seguinte automaticamente.

O mesmo quase aconteceu — em 2016 —quando o Atlético Nacional-COL poderia ser campeão dos dois principais torneios do continente. O clube acabou abdicando de jogar a final da Sul-Americana contra a Chapecoense — após o avião que levava a equipe brasileira para a partida cair e apenas dois atletas sobreviverem ao acidente. O título da competição ficou com o time brasileiro.