X

Para ter aposentadoria posso acionar o INSS na justiça?

rafastockbr/Shutterstock.csom

O direito à aposentadoria é um dos pilares fundamentais da seguridade social, garantindo dignidade e amparo aos trabalhadores após anos de contribuição. Entretanto, quando esse direito não é reconhecido pelo INSS, buscar a Justiça pode ser a última alternativa.

Agir Rapidamente é Essencial

O advogado enfatiza a importância de agir com rapidez, pois muitos trabalhadores acabam falecendo antes de obterem uma decisão favorável nos processos. “Não se pode esperar pela boa vontade do INSS. É preciso planejar a aposentadoria”, destaca o advogado.

Justiça como Recurso

Dados revelam que 11% dos benefícios concedidos pelo INSS, incluindo aposentadorias, são conquistados através de ações judiciais. Muitas pessoas esperam pela análise do INSS, perdendo tempo e dinheiro, apenas para receber a notícia de que a aposentadoria foi negada.

Prazo de 45 Dias para Análise

Relacionadas

Após protocolar o pedido de aposentadoria, o INSS tem um prazo de 45 dias para analisar o processo. Caso esse prazo seja ultrapassado, o beneficiário pode recorrer à Justiça para que um juiz determine a análise imediata do caso, podendo até mesmo ser indenizado por danos morais e materiais.

Antecipação do Benefício

Em situações de extrema necessidade, o juiz pode determinar o pagamento antecipado da aposentadoria ou pensão enquanto o processo tramita, através da antecipação de tutela, após uma análise preliminar do caso.

Revisão de Aposentadoria

Se a aposentadoria foi concedida com um valor menor do que o devido, o trabalhador tem até dez anos para entrar com um processo de revisão na Justiça. Para isso, é recomendado realizar simulações e utilizar calculadoras de aposentadoria para explorar todas as possibilidades de revisão.

O caminho para garantir o direito à aposentadoria pode ser complexo, mas buscar orientação jurídica e agir assertivamente pode fazer toda a diferença.