Saúde

Baixa adesão na campanha de vacinação contra Dengue com apenas 11% das doses aplicadas

Rascunho automático
Foto Câmara dos Deputados

Desde o início da campanha de vacinação contra a dengue em 9 de fevereiro, apenas 11% das doses distribuídas pelo Ministério da Saúde foram aplicadas no público-alvo, revelam dados recentes. Das 1.235.236 doses enviadas para 521 municípios endêmicos até 1º de março, apenas 135.599 foram administradas.

O vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações, Renato Kfouri, atribui a baixa adesão a fatores como distribuição, comunicação e especificidade do público-alvo. Ele observa que, em geral, a adesão é lenta, especialmente em uma distribuição ainda fragmentada como essa.

O Brasil já registrou mais de 1 milhão de casos prováveis e confirmados de dengue neste ano, com um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior. Com 256 mortes confirmadas e 651 em investigação, as autoridades de saúde estão em alerta.

No Rio de Janeiro, epicentro da epidemia, apenas 26,7% das crianças de 10 e 11 anos foram vacinadas até o momento. A cidade enfrenta uma situação crítica, com 46.409 casos e duas mortes confirmadas apenas na capital. O estado decretou epidemia de dengue devido ao aumento expressivo de casos.

O infectologista Renato Kfouri destaca a importância de capacitar os profissionais de saúde e oferecer assistência adequada aos doentes, além de investir em estratégias de longo prazo, como controle de vetores e ampliação da vacinação.

A baixa adesão à vacina contra a dengue representa um desafio significativo na luta contra a doença, destacando a necessidade de intensificação das medidas preventivas e de conscientização da população.

To Top