Justiça

Fernandinho Beira-Mar é transferido para penitenciária de Catanduvas Após Fuga em Mossoró’

Prisão saidinha
Joa Souza/Shutterstock.com

Após a fuga inédita de dois detentos da penitenciária federal de Mossoró, no Rio Grande do Norte, o traficante Fernandinho Beira-Mar foi transferido para a Penitenciária Federal de Catanduvas, no Paraná. A transferência, que também envolveu outros 22 presos, foi realizada como medida de segurança após o ocorrido na unidade potiguar.

De acordo com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, a transferência dos 25 presos é uma atividade de rotina visando garantir o enfraquecimento das lideranças do crime organizado. O país possui cinco presídios federais considerados de segurança máxima, incluindo as unidades de Brasília (DF), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO), além de Mossoró e Catanduvas.

A penitenciária de Mossoró é a segunda unidade com menos detentos do Brasil, contando com 68 presos segundo os números mais recentes. A fuga dos detentos Rogério da Silva Mendonça e Deibson Cabral Nascimento, ocorrida em 14 de fevereiro, é a primeira desde a implementação do Sistema Penitenciário Federal em 2006.

As investigações sobre a fuga concentram-se na região entre Mossoró e Baraúna, onde os fugitivos foram vistos diversas vezes desde então. A Polícia Federal oferece uma recompensa de R$ 30 mil por informações que levem à captura dos foragidos.

Especialistas apontam falhas estratégicas e demora na reação como fatores que dificultam a captura dos fugitivos. Acredita-se que conexões criminosas e possível conivência de pessoas de dentro do sistema prisional tenham contribuído para a fuga. A lentidão na percepção do ocorrido e a capacidade de comunicação dos detentos são consideradas como fatores cruciais na evasão bem-sucedida.

To Top