Benefícios

Como participar do Fies Social e quem tem direito

Educação FIES MEC
rafapress/Shutterstock.com

Como participar do Fies Social e quem tem direito Uma medida anunciada pelo Ministério da Educação promete revolucionar o acesso ao ensino superior para jovens de baixa renda. O Fies Social, regulamentado por uma portaria publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (dia 4), garantirá, no mínimo, 50% das vagas do Fundo de Financiamento Estudantil para estudantes com renda familiar per capita de até meio salário mínimo, que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

De acordo com a Portaria 167/2024, os estudantes que se encaixarem nos critérios poderão até mesmo obter 100% de financiamento do valor cobrado pelo curso nas instituições de ensino superior, desde que haja disponibilidade orçamentária do Fies.

Para se qualificar ao benefício, os candidatos devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e atingir uma média igual ou superior a 450 pontos, sem zerar a redação.

Além disso, o Fies Social dará prioridade a estudantes autodeclarados pretos, pardos, indígenas e quilombolas, bem como pessoas com deficiência, conforme a proporção desses grupos na população da unidade da federação onde estiver localizada a instituição de ensino, de acordo com dados do último Censo Demográfico do IBGE.

Segundo as diretrizes estabelecidas, se as vagas reservadas não forem preenchidas de acordo com os critérios específicos, elas serão disponibilizadas primeiramente para os mesmos grupos prioritários e, em seguida, para a ampla concorrência.

O MEC informou que as informações fornecidas pelo estudante durante a inscrição no processo seletivo do Fies serão verificadas em bases de dados governamentais, garantindo transparência e integridade no processo.

To Top