Política

Ipec: avaliações de Lula e Bolsonaro são iguais no 2º ano

Lula e Bolsonaro
Foto Reprodução Internet

Um estudo recente do Instituto de Pesquisas Econômicas e Sociais (Ipec) divulgado nesta sexta-feira traz uma análise comparativa surpreendente sobre as avaliações dos primeiros trimestres do segundo ano de governo dos presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e Jair Bolsonaro (PL), mostrando um empate técnico nas percepções de ótimo/bom, regular e ruim/péssimo entre os dois líderes políticos.

Segundo o levantamento, que ouviu 2 mil pessoas em 130 municípios brasileiros, a avaliação positiva do governo Lula no início de 2024 é praticamente a mesma que a do governo Bolsonaro no começo de 2020, com uma pequena variação dentro da margem de erro. Ambos os presidentes registraram índices similares de aprovação e desaprovação neste ponto específico de seus mandatos.

Avaliação Detalhada dos Governos

O Ipec apontou que 33% dos entrevistados consideram o governo de Lula como ótimo ou bom no primeiro trimestre de 2024, um ponto percentual a menos do que Bolsonaro alcançou no mesmo período de seu mandato. Além disso, ambos os presidentes tiveram uma avaliação regular de 33%, e Lula apresentou uma ligeira diferença para mais na avaliação ruim ou péssima, com 32% contra 30% de Bolsonaro.

Comparativo Histórico

Ao olhar para trás, a atual administração de Lula apresenta melhores números do que as gestões de Collor em 1992, Itamar Franco em 1993, o segundo mandato de Fernando Henrique Cardoso em 2000 e o segundo mandato de Dilma Rousseff em 2016. No entanto, fica atrás do primeiro mandato de Fernando Henrique Cardoso, do segundo mandato do próprio Lula e do primeiro mandato de Dilma Rousseff.

Evolução da Avaliação de Lula

Comparando a pesquisa de março de 2023 com a mais recente, o governo Lula viu sua avaliação positiva cair 8 pontos percentuais, de 41% para 33%. Simultaneamente, a percepção negativa aumentou de 24% para 32%. A confiança no presidente também sofreu uma queda, passando de 51% para 45% em um ano, enquanto a desaprovação aumentou ligeiramente.

Implicações Políticas

Esses resultados sinalizam um cenário de estabilidade nas percepções públicas sobre o governo, com Lula mantendo um nível de avaliação similar ao de seu antecessor no mesmo ponto de seus respectivos mandatos. A pesquisa reflete o desafio contínuo para a atual administração em navegar as complexidades econômicas e sociais que impactam diretamente a vida dos cidadãos brasileiros.

To Top