Benefícios

Simulador para aposentadorias através do INSS

INSS agência
Tarcisio Schnaider/shutterstock.com

Você já ouviu falar em simulador de aposentadoria? Essa ferramenta pode ser muito útil para quem está planejando o futuro financeiro, mas é importante saber como usá-la corretamente.

O que é o simulador de aposentadoria?

O simulador de aposentadoria é uma ferramenta que permite ao contribuinte visualizar sua situação previdenciária, incluindo quando terá direito à aposentadoria e quanto receberá.

Como usar o simulador do INSS?

O INSS oferece um simulador de aposentadoria em sua plataforma Meu INSS, disponível tanto no site quanto no aplicativo para celular. No entanto, é importante estar ciente de que esse simulador tem algumas limitações.

Por exemplo, ele se baseia apenas nas informações do Extrato de Contribuições (CNIS), que nem sempre estão corretas. Além disso, analisa apenas algumas das mais de 30 opções de aposentadoria previstas pela legislação, o que pode resultar em informações incompletas ou imprecisas.

Outras opções de simulador de aposentadoria

Além do simulador do INSS, existem calculadoras disponíveis na internet que oferecem simulações de aposentadoria. No entanto, essas calculadoras também têm limitações, como a necessidade de o contribuinte calcular seu tempo de contribuição corretamente e a falta de comparação entre as diversas opções de aposentadoria.

Uma alternativa mais completa é procurar um especialista em consultoria ou planejamento previdenciário. Esse profissional pode realizar uma simulação mais detalhada, levando em consideração todas as opções de aposentadoria e fazendo uma análise de custo-benefício para identificar a melhor opção para cada caso.

Cuidados ao usar o simulador de aposentadoria

É importante ter cuidado ao usar qualquer simulador de aposentadoria, seja o do INSS, calculadoras disponíveis na internet ou consultorias especializadas. Essas ferramentas podem fornecer informações úteis, mas também têm limitações e podem não considerar todos os aspectos relevantes para a sua situação previdenciária.

Por isso, é sempre recomendável buscar orientação profissional antes de tomar qualquer decisão relacionada à aposentadoria.

To Top