Benefícios

Cálculo do pagamento da pensão alimentícia

Dinheiro
rafastockbr/shutterstock.com/

A Pensão Alimentícia, um assunto recorrente e complexo, muitas vezes levanta dúvidas que precisam ser esclarecidas. Entre elas, está o cálculo do valor a ser pago, um tema rodeado de mitos e informações imprecisas.

Ao contrário do que se pensa, o valor da pensão não segue uma fórmula fixa, como os famosos 30% do salário. Na realidade, é determinado considerando as necessidades do beneficiário, as capacidades financeiras do pagador e o princípio da razoabilidade.

Entenda os Pontos-Chave:

O que é Pensão Alimentícia? A Pensão Alimentícia é uma contribuição financeira destinada a suprir as necessidades básicas de um indivíduo, geralmente um filho, garantindo seu bem-estar.

Como é Calculado: O valor da pensão é estipulado pelo juiz com base no trinômio: necessidade x possibilidade x razoabilidade, sendo cada caso analisado individualmente.

Salário Fixo: Para quem tem salário fixo, o juiz pode determinar um valor específico ou uma porcentagem baseada no salário mensal do pagador, sempre com orientação jurídica.

Sem Salário Fixo: Para aqueles sem renda fixa, o juiz pode estipular a pensão com base no salário mínimo vigente, também com a devida orientação jurídica.

Nova Lei em Debate: O Projeto de Lei 420/22 propõe a isenção dos valores de pensão alimentícia do Imposto de Renda, visando reduzir a desigualdade de gênero.

Revisão e Situações Especiais: O valor da pensão não é estático e pode ser revisado conforme as mudanças de renda ou necessidades das crianças. Situações como ter outra família não são motivo para redução, a menos que haja uma comprovada diminuição da capacidade financeira do pagador.

Entenda o Binômio Necessidade x Possibilidade: A pensão é calculada considerando as necessidades das crianças e as possibilidades financeiras do pagador, sempre buscando um equilíbrio justo.

Conclusão:

To Top