Benefícios

Lula quer acabar com o Saque-Aniversário do FGTS?

FGTS Saques
gustavomellossa/Shutterstock.com

Lula quer acabar com o Saque-Aniversário do FGTS? O saque-aniversário do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), uma opção que permitiu a milhões de trabalhadores brasileiros o acesso antecipado a uma parcela de seus fundos anualmente, pode estar chegando ao fim. A modalidade, introduzida em 2019 durante o governo de Jair Bolsonaro, encontra-se sob revisão pelo governo atual de Luiz Inácio Lula da Silva, que propõe ao Congresso Nacional sua extinção.

Mudança na Política de Saques do FGTS

Esta proposta representa uma reversão significativa nas políticas de flexibilização do acesso ao FGTS. O Ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, argumenta que a medida visa priorizar o uso do FGTS em condições mais restritivas, mantendo a opção do saque-rescisão, que possibilita ao trabalhador o acesso integral ao saldo do fundo em casos de demissão sem justa causa.

O Que os Trabalhadores Precisam Saber

Enquanto a proposta tramita pelo Congresso Nacional, o saque-aniversário continua ativo. Contudo, trabalhadores preocupados com as possíveis mudanças já têm a opção de retornar à modalidade saque-rescisão. Para isso, basta acessar o aplicativo FGTS e seguir as instruções para alterar a modalidade de saque.

O calendário de saques para o ano de 2024 permanece disponível, com datas estendendo-se de janeiro a dezembro, garantindo que os trabalhadores inscritos nessa modalidade ainda possam planejar seus saques conforme necessário.

Implicações Econômicas da Proposta

A abolição do saque-aniversário é vista com preocupação por alguns setores, dada a sua popularidade e o potencial de injeção de recursos no mercado consumidor. Estima-se que a liberação do saldo total do FGTS aos trabalhadores poderia contribuir com aproximadamente R$ 14 bilhões para a economia brasileira, um montante significativo em um momento de busca por recuperação econômica e aumento do consumo interno.

Visão Geral das Modalidades de Saque

Com 14 modalidades de saque atualmente disponíveis, o FGTS tem sido uma ferramenta importante para o acesso dos trabalhadores a recursos em diversas situações, como demissão, aposentadoria, e outras condições específicas. A remoção do saque-aniversário desta lista de opções marcará uma mudança significativa na forma como os trabalhadores interagem com seus fundos garantidores.

Acompanhamento das Mudanças

Trabalhadores e especialistas da área econômica estão atentos ao andamento desta proposta, reconhecendo a importância de manter-se informado sobre as mudanças no acesso ao FGTS e suas implicações tanto individuais quanto coletivas.

To Top