Benefícios

Isenção de CNH para condutores ciclomotores e mais; entenda

CNH Detran Carteira digital de trânsito
Brenda Rocha - Blossom/Shutterstock.com

Em uma reviravolta significativa nas normas de trânsito brasileiras, uma nova legislação isenta determinados grupos da obrigação de possuir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para conduzir certos tipos de veículos. Essa mudança, destinada a simplificar as regras para a condução de veículos leves e de baixa velocidade, promete impactar positivamente a vida de muitos cidadãos.

A isenção da CNH aplica-se aos condutores de ciclomotores, definidos por veículos de duas ou três rodas com velocidade máxima de 50km/h. Isso inclui bicicletas tradicionais, elétricas, além de outros equipamentos de locomoção pessoal, como skates, patinetes e monociclos, que agora estão liberados da necessidade de habilitação para sua condução.

Vale ressaltar que a nova legislação não abrange todas as categorias de veículos. Os condutores de motocicletas, ciclomotores e motonetas ainda requerem a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a CNH na categoria A para estarem aptos a dirigir legalmente.

Categorias de CNH no Brasil

As categorias da CNH são organizadas conforme o tipo de veículo que o motorista está autorizado a conduzir, sendo elas:

  • Categoria A: Para motocicletas, motonetas, ciclomotores e triciclos motorizados;
  • Categoria B: Para veículos automotores com peso máximo de 3.500 kg e lotação máxima de 8 lugares, excluindo o motorista;
  • Categoria C: Para veículos de transporte de carga que excedam 3.500 kg, mas não ultrapassem 6.000 kg;
  • Categoria D: Para veículos utilizados no transporte de passageiros, com capacidade superior a 8 lugares, excluindo o condutor;
  • Categoria E: Para combinações de veículos em que a unidade tratora se enquadre nas categorias B, C ou D.

Essa atualização legislativa reflete o reconhecimento das novas formas de mobilidade urbana e a necessidade de adaptar as leis de trânsito à realidade contemporânea. Ao isentar condutores de veículos mais leves e de baixa velocidade da necessidade de CNH, o governo busca fomentar alternativas de transporte mais sustentáveis e acessíveis, sem comprometer a segurança viária.

To Top