Benefícios

Mudanças no processo de requerimento do Auxílio-doença do INSS: conheça o Atestmed

cadastro unico sus meu inss caixa pis
Fotografia de MixVale.com.br

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) revoluciona a forma de solicitar o auxílio por incapacidade temporária, antigo auxílio-doença, ao integrar o uso da plataforma Atestmed no processo. Essa inovação permitiu que, em 2022, mais de 500 mil segurados tivessem seus pedidos atendidos com um tempo médio de espera reduzido para apenas 26 dias, conforme divulgado pela entidade.

Entenda o Funcionamento da Atestmed

A Atestmed foi desenvolvida pelo INSS com o propósito de descomplicar a solicitação do auxílio por incapacidade temporária. Por meio desta plataforma digital, é viável o envio do atestado médico de forma online. Esse método inovador reduz significativamente a necessidade de comparecimento presencial para a realização de perícias médicas em determinadas situações. Para enfermidades de menor complexidade, o atestado médico entregue via Atestmed é suficiente para a comprovação da condição de saúde que justifica o afastamento laboral do segurado.

Os interessados em obter o benefício devem estar atentos aos critérios definidos pelo INSS, que incluem:

  • Contribuição prévia à Previdência Social;
  • Realização de pelo menos 12 contribuições previdenciárias antes da data de início da incapacidade;
  • Fornecimento de um atestado médico detalhado, que demonstre a necessidade de afastamento do trabalho por um período superior a 15 dias.

Além disso, o atestado médico deve apresentar informações claras como o nome completo do paciente, a data de emissão, o diagnóstico com o respectivo código da Classificação Internacional de Doenças (CID), além da assinatura e identificação do profissional de saúde responsável.

Para requerer o benefício, o segurado deve inicialmente acessar o aplicativo ou o site do Meu INSS. Após fazer login, deve selecionar a opção “Pedir Benefício por Incapacidade” e clicar em “Novo Requerimento”. A seguir, é necessário escolher “Benefício por Incapacidade Temporária (Auxílio-doença)” e completar o processo conforme as instruções apresentadas na tela.

A implementação da Atestmed representa um marco no esforço contínuo do INSS para aprimorar a acessibilidade e eficiência dos seus serviços, facilitando a vida dos segurados e agilizando o processo de concessão de benefícios.

To Top