Brasil

Calor aumenta em cinco estados no Brasil até sexta

verao rio praia previsao do tempo sol calor
© Tânia Rêgo/Agência Brasil

Neste mês, uma intensa onda de calor tem tomado conta de parte do território brasileiro, afetando diretamente cinco estados: Mato Grosso do Sul, São Paulo, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), espera-se que este fenômeno perdure até a próxima sexta-feira, 15, com temperaturas que podem exceder os habituais limites em até 5°C.

O Inmet, reconhecendo a gravidade da situação, emitiu um alerta de perigo para estas áreas, já que as temperaturas podem atingir marcas próximas dos 40°C. Este é classificado como o terceiro grande episódio de calor intenso do ano, iniciando na segunda-feira, 11, e elevando significativamente a preocupação com o bem-estar da população e o impacto ambiental.

A metodologia do Inmet para a classificação de ondas de calor baseia-se no aumento da temperatura média em 5°C, considerando diversos graus de alerta conforme a persistência do calor. Com isso, a instituição sinaliza desde alertas de “perigo potencial” até “grande perigo”, dependendo da duração e intensidade do evento.

Este fenômeno atual deve-se a um bloqueio atmosférico que impede a passagem de frentes frias, resultando em um acúmulo de ar quente, especialmente na região central do Brasil. A ausência de nuvens carregadas e a manutenção de um ar seco contribuem para o aumento das temperaturas. Fábio Luengo, meteorologista da Climatempo, destaca a influência do El Niño neste cenário, apontando que, apesar de estar se aproximando do fim, seus efeitos ainda são sentidos no clima brasileiro.

Além dos estados inicialmente afetados, é previsto que a massa de ar quente se estenda para outras regiões, englobando desde o Triângulo Mineiro até partes do Norte do país. Com isso, a Climatempo alerta para o calor intenso em várias capitais, que deverão registrar temperaturas acima da média até o final da semana.

Esta situação exige atenção redobrada para a saúde pública e medidas preventivas para combater os efeitos adversos do calor extremo. Recomenda-se à população que siga as orientações de especialistas e autoridades locais para mitigar os riscos associados a essas altas temperaturas.

To Top