Benefícios

INSS promove mutirões para acelerar concessão do BPC/Loas para idosos e deficientes

frente da previdencia social inss
Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou a realização de mutirões no Rio de Janeiro visando agilizar o processo de concessão do Benefício de Prestação Continuada (BPC/Loas) para pessoas com deficiência. A iniciativa, que disponibilizará 360 vagas durante o mês de março, é parte de um esforço contínuo para enfrentar a fila de espera na Previdência Social.

Os atendimentos especializados ocorrerão em duas datas e locais distintos: na agência da Praça da Bandeira, em 16 de março, e na agência de Engenheiro Trindade, em Campo Grande, em 23 de março. Ambas as sessões estão programadas para acontecer das 7h às 14h.

Para participar, os interessados devem realizar um agendamento prévio através do site, do aplicativo Meu INSS ou pela central telefônica 135, conforme as orientações do Programa de Enfrentamento à Fila da Previdência Social (PEFPS).

Quem pode se Beneficiar do BPC/Loas?

O BPC/Loas é destinado a idosos acima de 65 anos e a pessoas com deficiência de qualquer idade que comprovem ter renda familiar per capita inferior a 1/4 do salário mínimo, equivalente a R$ 353. Importante destacar que para acessar o benefício, não é necessária prévia contribuição ao INSS. No entanto, o benefício não concede direito ao décimo terceiro salário e não é convertido em pensão por morte.

A avaliação para concessão do BPC inclui a análise administrativa da situação de renda e familiar pelo INSS, e, para os candidatos com deficiência, avaliações sociais realizadas por assistentes sociais e perícias médicas.

Com esses mutirões, o INSS busca oferecer um alívio financeiro significativo para os segmentos mais vulneráveis da população do Rio de Janeiro, garantindo que os direitos previdenciários sejam acessados de maneira mais rápida e eficiente. A medida é um passo importante no combate à longa espera enfrentada por muitos cidadãos que dependem desse suporte vital para sua subsistência e qualidade de vida.

To Top