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Novos critérios para aprovação do BPC/LOAS no INSS

Foto: Rafa Neddermeyer/Agência Brasil

O Benefício de Prestação Continuada (BPC/LOAS) é um suporte essencial para indivíduos em situação de vulnerabilidade. Para entender detalhadamente os requisitos e procedimentos para sua solicitação, confira este guia atualizado para 2024.

Quem Tem Direito ao BPC/LOAS?

Para ser elegível ao BPC/LOAS, é necessário satisfazer aos seguintes critérios:

  • Idosos: Com idade superior a 65 anos, cuja renda familiar per capita não ultrapasse ¼ do salário mínimo, e incapazes de prover seu sustento;
  • Pessoas com deficiência: De todas as idades, portadoras de incapacidade que as impeçam de participar plenamente na sociedade, com renda familiar per capita igual ou inferior a ¼ do salário mínimo, e com incapacidade de longa duração comprovada por perícia médica.

Documentos Necessários para Solicitar o BPC/LOAS:

Ao solicitar o benefício, é essencial ter em mãos os seguintes documentos:

  • Documento de identidade com foto e CPF;
  • Cadastro Único (CadÚnico) atualizado;
  • Laudo médico (para pessoas com deficiência);
  • Comprovantes de renda de todos os membros da família;
  • Procuração e documentos do representante legal, se aplicável.

Como Solicitar o BPC/LOAS:

Existem diversas formas de solicitar o benefício:

  • Agendamento em agência do INSS, telefone 135 ou pelo site do INSS;
  • Preenchimento do requerimento e anexação de documentos online, através do Meu INSS.

Perícia Médica:

Para pessoas com deficiência, a perícia médica é automaticamente agendada após o pedido.

Valor e Pagamento do Benefício:

O BPC/LOAS equivale a um salário mínimo e o pagamento inicia-se a partir da data de entrada do pedido, caso seja aprovado.

Recursos em Caso de Indeferimento:

Em caso de negativa, é possível recorrer pela Junta de Recursos do INSS ou pelo Juizado Especial Federal.

Dicas Importantes:

Relacionadas
  • Mantenha o Cadastro Único atualizado;
  • Busque orientação jurídica especializada em caso de dúvidas;
  • Persista diante de uma negativa; busque recurso da decisão.

Este guia foi atualizado em 01 de fevereiro de 2024. Para mais informações, consulte o site do INSS ou entre em contato através das centrais de atendimento.

INSS aumenta lista de doenças para aposentadoria sem carência

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma atualização significativa em seu rol de doenças que concedem direito a benefícios previdenciários sem a necessidade de cumprimento da carência mínima de 12 meses de contribuição. A partir da próxima segunda-feira, dois novos casos entram para a lista: o acidente vascular encefálico (agudo) e o abdome agudo cirúrgico.

Essas enfermidades passam a se juntar a um grupo de 15 outras condições que garantem acesso direto ao auxílio por incapacidade temporária e à aposentadoria por invalidez. A medida visa facilitar o acesso dos segurados a esses benefícios, mesmo quando não tenham realizado as contribuições mínimas exigidas.

A lista completa das doenças que dispensam a carência para a concessão dos benefícios inclui:

  1. Tuberculose ativa;
  2. Hanseníase;
  3. Transtorno mental grave;
  4. Neoplasia maligna;
  5. Cegueira;
  6. Paralisia irreversível e incapacitante;
  7. Cardiopatia grave;
  8. Doença de Parkinson;
  9. Espondilite anquilosante;
  10. Nefropatia grave;
  11. Estado avançado da doença de Paget (osteíte deformante);
  12. Síndrome da deficiência imunológica adquirida (Aids);
  13. Contaminação por radiação;
  14. Hepatopatia grave;
  15. Esclerose múltipla;
  16. Acidente vascular encefálico (agudo);
  17. Abdome agudo cirúrgico.

Para solicitar os benefícios, o segurado pode acessar o site Meu INSS, utilizar o aplicativo disponível para Android e iOS, ou ligar para a central de atendimento no número 135 para agendar a perícia médica. Durante o agendamento, será marcado dia, horário e localidade para a avaliação.

Desde agosto, é possível solicitar o benefício por incapacidade temporária sem a necessidade de passar pela perícia presencial, em localidades onde o tempo de espera para a realização da perícia seja superior a 30 dias. Para isso, basta solicitar a “Análise Documental” pelo Meu INSS.

Contudo, é importante destacar que a concessão dos benefícios não é automática. Os documentos médicos apresentados serão analisados pela Perícia Médica Federal para determinar a elegibilidade do segurado.

Quem nunca pagou o INSS pode ter acesso a qual pagamento de beneficio?

Quem nunca pagou o INSS pode ter acesso a qual pagamento de beneficio? Mesmo sem ter contribuído para o INSS, existem alternativas para garantir um suporte financeiro para pessoas em situação de vulnerabilidade. O BPC (Benefício da Prestação Continuada da Lei Orgânica da Assistência Social) oferece um salário mínimo por mês para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que se enquadram nos critérios estabelecidos.

O Que é o BPC? O BPC assegura um salário mínimo mensal para idosos com 65 anos ou mais e pessoas com deficiência que enfrentam limitações de longo prazo que os impeçam de participar plenamente na sociedade.

Como Solicitar o BPC Para solicitar o benefício, é necessário procurar o Cras (Centro de Referência de Assistência Social) da sua cidade para obter informações sobre o processo de requerimento. O pedido pode ser feito nos canais de atendimento do INSS, como telefone, site ou aplicativo Meu INSS, ou pessoalmente nas Agências da Previdência Social.

Regras do BPC O BPC não pode ser acumulado com outros benefícios previdenciários e requer a inscrição no Cadastro Único e no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do requerente e de todos os membros da família.

Inscrição no Cadastro Único A inscrição no Cadastro Único é obrigatória e deve ser atualizada a cada dois anos. Famílias já cadastradas devem verificar a atualização para evitar problemas no recebimento do benefício.

Se você se enquadra nos critérios do BPC, não deixe de buscar esse suporte financeiro que pode fazer a diferença em sua qualidade de vida.