Benefícios

Receita Federal libera antecipadamente programa do IRPF 2024

Imposto de Renda IRPF IR CPF
Marcelo Ricardo Daros/Shutterstock.com

Em um movimento surpreendente, a Receita Federal do Brasil decidiu antecipar o lançamento do programa destinado à declaração do Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) 2024. Previsto inicialmente para o dia 15 de março, o software já se encontra disponível para download, permitindo aos contribuintes iniciar os preparativos para a entrega da declaração. Esta ação visa facilitar o processo de declaração para os 43 milhões de brasileiros esperados para cumprir com a obrigação fiscal neste ano.

Como Acessar o Programa

Os interessados em se adiantar podem já acessar o portal da Receita Federal e seguir o procedimento para baixar o programa em seus computadores ou notebooks. José Carlos Fonseca, Supervisor Nacional do Programa do Imposto de Renda, explicou que a antecipação tem como objetivo principal permitir que os contribuintes verifiquem a posse de todos os documentos necessários bem antes do prazo final de entrega.

Para os usuários com contas gov.br de níveis ouro e prata, a novidade traz ainda mais comodidade: a possibilidade de preencher a declaração com informações pré-preenchidas, agilizando ainda mais o processo. Contudo, é importante ressaltar que o envio das declarações só poderá ser feito a partir do dia 15 de março.

Além do programa tradicional, os contribuintes contam com outras opções para preenchimento e envio da declaração do IRPF 2024. Entre as alternativas estão o aplicativo Meu Imposto de Renda, para dispositivos móveis, e o site da Receita Federal, que oferece um sistema de login simplificado por meio da plataforma Gov.br.

Esta iniciativa da Receita Federal demonstra uma preocupação em oferecer aos contribuintes todas as ferramentas necessárias para uma declaração sem erros e com o máximo de eficiência. Com a liberação antecipada do programa e as múltiplas opções de acesso, espera-se que o processo de declaração do IRPF seja mais tranquilo e menos suscetível a contratempos.

To Top