Benefícios

Amortizar parcelas do financiamento imobiliário usando o FGTS

Minha Casa Minha Vida Financiamento
Joa Souza/Shutterstock.com

Para quem está planejando comprar ou construir um imóvel residencial, o saldo do FGTS pode ser uma importante fonte de recursos. Confira algumas maneiras de utilizar esse saldo para concretizar o sonho da casa própria:

Amortização ou Liquidação do Saldo Devedor Se você possui um contrato de financiamento pelo Sistema Financeiro de Habitação (SFH), é possível utilizar o saldo do FGTS para quitar total ou parcialmente sua dívida.

Pagamento de Parte do Valor das Prestações Outra alternativa é usar o FGTS para reduzir até 80% do valor das prestações por até 12 meses consecutivos, desde que o contrato de financiamento seja no âmbito do SFH.

Saque Digital do FGTS Agora, é possível sacar o FGTS de forma digital, sem necessidade de ir a uma agência bancária. Acesse o aplicativo do FGTS, consulte os valores disponíveis e solicite o saque, indicando uma conta de sua titularidade em qualquer banco. Todo o processo é seguro, rápido e conveniente.

Quem Pode Sacar o FGTS? Essa facilidade está disponível para todos os trabalhadores que se enquadrem em uma das modalidades de saque previstas em lei e tenham valor liberado para saque, incluindo os aposentados a partir de janeiro de 2020.

Como Funciona? Ao acessar o aplicativo do FGTS, é possível verificar os valores disponíveis para saque e indicar uma conta para receber os valores, sem nenhum custo adicional. O valor estará disponível em sua conta após 5 dias úteis, e você pode acompanhar todas as etapas do processo pelo próprio aplicativo, desde a solicitação até a liberação dos valores.

Novas chances para sacar o FGTS

Novas chances para sacar o FGTS Demissão sem Justa Causa: Documentos necessários: Identificação pessoal, número do PIS/PASEP/NIS/NIT, TRCT, TQRCT/THRCT (até 10/11/2017), CTPS original e cópia (a partir de 11/11/2017), termo de audiência e conciliação da Justiça do Trabalho.
Término do Contrato por Prazo Determinado:

Documentos necessários: Identificação pessoal, número do PIS/PASEP/NIS/NIT, TRCT, TQRCT ou THRCT (até 10/11/2017), CTPS original e cópia (a partir de 11/11/2017), contrato por prazo determinado e suas prorrogações.
Rescisão por Falência, Falecimento do Empregador ou Nulidade do Contrato:

Documentos necessários: Identificação pessoal, número do PIS/PASEP/NIS/NIT, TRCT, TQRCT ou THRCT (até 10/11/2017), CTPS original e cópia (a partir de 11/11/2017), declaração do empregador, alteração contratual ou decisão judicial.
Rescisão por Culpa Recíproca ou Força Maior:

Documentos necessários: Identificação pessoal, número do PIS/PASEP/NIS/NIT, CTPS original e cópia (a partir de 11/11/2017), certidão ou cópia de sentença da Justiça do Trabalho.
Aposentadoria:

Documentos necessários: Identificação pessoal, número do PIS/PASEP/NIS/NIT, TRCT, certidão de concessão de aposentadoria.
Necessidade Pessoal Decorrente de Desastre Natural:

Documentos necessários fornecidos pelo governo e trabalhador: Declaração das áreas atingidas, formulário de informações do desastre, mapa ou croqui da área afetada, além dos documentos pessoais do trabalhador.
Suspensão do Trabalho Avulso:

Documentos necessários: Identificação pessoal, número de inscrição PIS/PASEP/NIS, declaração assinada pelo órgão local de gestão de mão de obra.
Falecimento do Trabalhador:

Documentos necessários: Identificação do sacador, número de inscrição PIS/PASEP/NIS, CTPS do titular falecido, declaração de dependentes habilitados, certidão de óbito do dependente.
Idade Igual ou Superior a 70 Anos:

Documentos necessários: Identificação comprovando a idade, número de inscrição PIS/PASEP/NIS, CTPS.
Portador de HIV – SIDA/AIDS:

Documentos necessários: Identificação, número de inscrição PIS/PASEP/NIS, CTPS, atestado médico com diagnóstico.
Neoplasia Maligna:
Documentos necessários: Identificação, CTPS, número de inscrição PIS/PASEP/NIS, atestado médico com diagnóstico.
Estágio Terminal em Decorrência de Doença Grave:
Documentos necessários: Identificação, CTPS, número de inscrição PIS/PASEP/NIS, atestado médico indicando estágio terminal.
Permanência do Trabalhador por Três Anos Fora do Regime do FGTS:
Documentos necessários: CTPS comprovando o desligamento, documento que comprove a condição de diretor não empregado, identificação e número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
Permanência da Conta por Três Anos Sem Crédito de Depósitos:
Documentos necessários: Carteira de Trabalho, documento que comprove a condição de diretor não empregado, identificação e número de inscrição PIS/PASEP/NIS.
Aquisição de Casa Própria, Liquidação ou Amortização de Dívida:
Requisitos e condições especiais.
Solicitação e Realização do Saque:

Processo detalhado de solicitação do saque após a rescisão do contrato, com prazos e canais disponíveis para o resgate do benefício.

To Top