Benefícios

Aumento na conta de luz afeta 4 milhões de consumidores no Rio de Janeiro

Conta de luz energia
rafapress/shutterstock.com

A Light, concessionária de energia que abastece a região metropolitana do Rio de Janeiro, anunciou um reajuste nas tarifas de energia elétrica que impactará diretamente mais de 4 milhões de brasileiros. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) autorizou o aumento, que entrará em vigor ainda nesta semana, marcando um dos primeiros ajustes tarifários do setor elétrico no país para este ano.

Detalhes do Reajuste Tarifário

Conforme decisão da ANEEL, o reajuste anual não permite novos aumentos dentro do mesmo ano, oferecendo um certo alívio aos consumidores apesar do aumento iminente. Para os consumidores residenciais e demais usuários de baixa tensão, o reajuste será de 4,05%, afetando áreas rurais, comércios, serviços, o poder público e a iluminação pública. Já para os consumidores de alta tensão, predominantemente industriais, o aumento será um pouco menor, de 2,45%.

Este ajuste reflete uma combinação de fatores, incluindo os custos com compra e transmissão de energia, as perdas energéticas e o impacto da inflação sobre o setor.

A Light, que atualmente passa por um processo de recuperação judicial devido a aproximadamente R$ 11 bilhões em dívidas, tem enfrentado desafios significativos em manter a sustentabilidade de suas operações. Este reajuste tarifário é uma das medidas adotadas para tentar equilibrar as finanças da empresa e garantir a continuidade do fornecimento de energia elétrica aos seus consumidores.

Economizando Energia

Em meio ao aumento, a Light e especialistas do setor reforçam a importância de adotar medidas de economia de energia. Algumas dicas incluem a correta posicionamento e manutenção de eletrodomésticos, o uso consciente de aparelhos como ferros elétricos e máquinas de lavar, além da preferência por lâmpadas de baixo consumo e a maximização da luz natural.

Para famílias de baixa renda, o programa Tarifa Social oferece uma oportunidade de reduzir os custos com energia elétrica. O programa é uma iniciativa governamental que visa diminuir o impacto das tarifas de energia para famílias inscritas no Cadastro Único, garantindo assim um alívio no orçamento doméstico.

O aumento na conta de luz certamente afetará o orçamento de muitas famílias no Rio de Janeiro, mas a conscientização sobre o uso eficiente de energia e a possibilidade de adesão a programas de desconto como a Tarifa Social podem ajudar a mitigar esses impactos.

To Top