Seguro Desemprego

Número de solicitações de Seguro-Desemprego atinge maior nível em 9 anos no Brasil

INSS Previdência Social PIS-PASEP carteira
Fotografia de MixVale.com.br

Os pedidos de seguro-desemprego aumentaram consideravelmente nos dois primeiros meses deste ano, alcançando o maior patamar para o primeiro bimestre desde 2015.

De acordo com informações do Ministério do Trabalho e Emprego, entre janeiro e fevereiro, o país registrou 1,2 milhão de solicitações. Esse número representa um crescimento de 8% em comparação com o mesmo período de 2023, quando houve 1,1 milhão de requerimentos. Além disso, o montante total pago também cresceu, passando de R$ 6,1 bilhões, nos dois primeiros meses de 2023, para R$ 7,3 bilhões no mesmo período deste ano, representando um aumento de 19,6%. O acumulado deste ano é o maior desde 2015, quando o benefício foi solicitado por 1,39 milhão de pessoas desempregadas, conforme os dados do Painel de Informações do Seguro-Desemprego, do Ministério do Trabalho e Emprego.

Segundo o ministério, esse aumento está relacionado à dinâmica do mercado de trabalho. “A elevação é atribuída à rotatividade do mercado de trabalho”, destacou o ministério em comunicado. Com mais pessoas trabalhando formalmente, o número de indivíduos habilitados a solicitar o seguro-desemprego também cresce. A taxa de desemprego no Brasil chegou a 7,6% no trimestre encerrado em janeiro deste ano, o menor nível para o mês desde 2015, conforme os dados da Pnad Contínua (Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios), do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

No ano passado, o país criou 1.483.598 vagas de trabalho com carteira assinada, conforme os dados do Caged (Cadastro Nacional de Empregados e Desempregados). Esse número representou uma redução de 26,3% em comparação com 2022, quando foram geradas 2,01 milhões de vagas de trabalho. Os dados referentes a janeiro deste ano serão divulgados nesta sexta-feira.

To Top