X

FIES Social: inscrições e cronograma detalhado

FIES MEC - Foto Agência Brasil

O Ministério da Educação anuncia o lançamento das inscrições para o novo Fies Social, uma proposta reestruturada do Fundo de Financiamento Estudantil, prevista para esta semana. Com uma oferta impressionante de 112.168 vagas, o programa promete cobrir 100% dos custos de graduação para estudantes elegíveis em todo o Brasil. Neste novo formato, metade das vagas é dedicada exclusivamente a estudantes de baixa renda, registrados no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), sinalizando um forte retorno do programa ao seu papel fundamental de inclusão social.

O Fies Social é desenhado para abraçar estudantes cuja renda familiar per capita não exceda o limite de um salário mínimo. Esta iniciativa não apenas facilita o acesso ao ensino superior, mas também elimina a preocupação com o pagamento das mensalidades durante o período acadêmico para os beneficiários deste financiamento integral. Contudo, para se qualificar, além de estar inscrito no CadÚnico, os candidatos devem ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, alcançado uma média mínima de 450 pontos nas cinco provas e mais de zero na redação, excluindo-se os que prestaram o exame na condição de “treineiro”.

Cronograma do Fies Social
Inscrição: 12 a 15 de março
Resultado: 21 de março
Complementação da inscrição de quem for pré-selecionado: 22 a 26 de março
Divulgação da lista de espera: 28 de março a 30 de abril

Relacionadas

As inscrições, abertas a todos que atendem aos critérios exigidos e interessados em aproveitar esta oportunidade de financiamento educacional, são realizadas exclusivamente através do portal Acesso Único ao Ensino Superior. Sem custo algum, o processo é uma porta de entrada para a realização profissional e pessoal através da educação superior. O calendário detalhado do programa prevê inscrições entre 12 e 15 de março, com os resultados anunciados no dia 21 do mesmo mês. Os selecionados na pré-seleção terão entre 22 e 26 de março para complementar suas inscrições, seguido pela divulgação e gestão da lista de espera de 28 de março a 30 de abril.

Conclusão: Uma Nova Era para o Financiamento Estudantil

O Fies Social marca uma nova era no financiamento estudantil no Brasil, priorizando o acesso à educação superior para aqueles em situação de vulnerabilidade econômica. Através deste programa, o governo reafirma seu compromisso com a educação como um pilar fundamental para o desenvolvimento social e econômico do país. A expectativa é que esta iniciativa abra portas para milhares de jovens em busca de uma formação superior, fortalecendo assim o futuro da nação.